Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Cerca de 400 camponeses e camponesas de comunidades apoiadas pela CPT e pela Fetape na Zona da Mata de Pernambuco realizam neste momento (manhã de 04/04) um protesto na cidade do Recife para denunciar as mais recentes tentativas de despejo e expulsão contra milhares de famílias na região. Os agricultores e agricultoras estão concentrados em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco e seguirão em marcha até o Palácio do Campo das Princesas e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Com o protesto, as famílias denunciam que há em curso uma onda de leilões judiciais dos imóveis de antigas e desativadas usinas, as quais acumulam dívidas milionárias tanto com o poder público quanto com ex-trabalhadores e trabalhadoras, como a Usina Santo André e a Usina Frei Caneca. A abertura desses leilões vem sendo questionada pelas famílias e organizações sociais por conter indícios de fraude e por alimentar um esquema de “lavagem de terras” no local, uma vez que essas podem ser readquiridas a preços vis pelo próprio empresariado, livrando assim os imóveis das dívidas fiscais e trabalhistas a que estão vinculados. Estima-se que os leilões judiciais colocarão mais de 1.200 famílias agricultoras posseiras apoiadas pela CPT e pela Fetape - incluindo credoras das usinas - na iminência de serem despejadas.

Para as famílias agricultoras, CPT e Fetape, os leilões representam um grave golpe aos direitos possessórios e territoriais das comunidades ali residentes e vão na contramão de todos os esforços empregados recentemente para evitar que a violência no campo atinja patamares ainda mais dramáticos na região. Por isso, os camponeses e camponesas ocupam as ruas da cidade hoje para cobrar do Governo e do Tribunal de Justiça o cancelamento dos editais de venda dos imóveis e o direito de permanecerem na terra em que vivem há décadas, por meio do reconhecimento de seus direitos possessórios.

 

Outras informações:
Geovani Leão: (81) 99646.8988
Lenivaldo Lima: (81) 99617.3191
Alanna Oliveira: (81) 9935.5517

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br