Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

É com muito pesar que a Comissão Pastoral da Terra em Pernambuco recebe a notícia da partida da liderança sindical José Rodrigues da Silva neste dia 07 de outubro de 2021. Natural de Bom Jardim, José Rodrigues dedicou sua vida à luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do estado.

Por 30 anos, atuou na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE), assumindo diversas funções, incluindo a de presidente no período de 1978 a 1996. O sindicalista esteve à frente de emblemáticas mobilizações e greves de canavieiros e canavieiras, vivenciou alguns dos períodos mais difíceis da luta por direitos, como a Ditatura Militar, sem nunca se curvar ao latifúndio e às usinas de cana-de-açúcar de Pernambuco.

Nossa solidariedade aos familiares, amigos, amigas, companheiros e companheiras de luta da FETAPE e do Sindicato de Trabalhadores/as Rurais (STR) de Bom Jardim, onde atuava antes de falecer. A CPT é grata pelo seu exemplo de esperança e por sua luta incansável e determinada em busca de dignidade e direitos para povos do campo.

Que o Deus da Vida e da Justiça o acolha.

✊🏿 José Rodrigues PRESENTE!

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br