Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Nessa terça-feira, 24, mais de 150 mudas de espécies nativas foram plantadas em mutirão realizado pelas famílias da comunidade do assentamento Nova Canaã, em Tracunhaém (PE). Crianças, jovens, homens e mulheres participaram da ação que pretendeu proporcionar melhor qualidade ao ambiente e arborizar áreas de lazer da comunidade.

O local escolhido para o plantio das mudas foi o entorno do campo de futebol da comunidade. José Wallece, 27, foi um dos jovens que participaram do mutirão. Ele fala da importância do papel da juventude para fortalecer as práticas comunitárias de cuidado com a natureza. “Quanto mais plantamos árvores, mais vidas são salvas e mais vidas damos ao assentamento. A minha vontade era a de que todos os jovens se empenhassem para cuidar e fazer mais e mais diferença nas comunidades, tanto aqui como também em outras”, destacou.  

A agricultora Severina de Fátima Fernandes também colocou a mão na terra para contribuir com o plantio das mudas. “Achei muito bom, importante e gratificante a união de todos. Foi um dia produtivo, principalmente para o ambiente, para as pessoas. Como vai ser lindo daqui a uns anos o ambiente florido plantado por nós. Muito especial esse momento comunitário”, afirmou. A equipe da CPT na Mata Norte também avalia que a ação se destacou pelo trabalho coletivo e pela participação da comunidade, que se fortalece ao cuidar do meio ambiente e do bem-estar das famílias.

As mudas foram doadas pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) por meio de parceria com a CPT e comunidades apoiadas pela Pastoral na região. A ação foi organizada pela Associação dos(as) Produtores(as) Rurais do Assentamento Nova Canaã e contou com apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do SERTA, da vice-prefeita do município, Áurea Galdino, e do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Gustavo Branco.

Fonte: Com informações da Equipe CPT na Mata Norte de Pernambuco


Imagens: Comunidade em mutirão para plantar mudas nativas no assentamento Nova Canaã, em Tracunhaém (PE)

 

Foto: Alberico da Silva Apolinário

 

Foto: Alberico da Silva Apolinário

 

Foto: Alberico da Silva Apolinário

 

Foto: Daniere Sousa

 

Foto: Daniere Sousa

 

Foto: Gustavo Branco

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br