Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Comunidades camponesas acompanhadas pela CPT na Zona da Mata Norte de Pernambuco organizaram mais um dia de solidariedade e de partilha de alimentos. Nessa quarta-feira, 17 de junho, famílias da comunidade do Una partilharam alimentos produzidos em suas lavouras com moradores e moradoras do Córrego do penoso e da Vila holandesa, em Moreno/PE. Macaxeira, banana, milho, coentro, massa de mandioca, beiju e limão. Mais de uma tonelada desses alimentos foram entregues a cem famílias dessas comunidades.

A comunidade do Una é formada por 40 famílias posseiras que vivem há mais de sessenta no Engenho pertencente à antiga Usina Bulhões. Há anos estas famílias vêm lutando pelo direito de permanecerem no local. Apesar de já terem sido alvo de várias ameaças de despejo, expulsões, intimidações e ameaças de morte, os agricultores e agricultoras estão demonstrando ser um exemplo de partilha e solidariedade.

Campanha Partilhando o Pão e a Esperança - A ação de solidariedade faz parte da campanha local “Partilhando o Pão e a Esperança”, realizada pela CPT e pelas comunidades acompanhadas pela Pastoral na Zona da Mata Norte de Pernambuco, com apoio da Diocese de Nazaré da Mata e da AMU – Ação por Um Mundo Unido. O objetivo da campanha é garantir alimentos saudáveis, produzidos por famílias camponesas, para famílias em situação de fome nas periferias das cidades da região, contribuindo para o enfrentamento da COVID 19 em Pernambuco. Com os alimentos, os camponeses e camponesas levam também a esperança de dias melhores e de um mundo saudável e livre de desigualdades.

 

Imagens:

 

Imagens: Associação dos moradores do Engenho Una

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br