Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Trabalhadores e trabalhadoras rurais de áreas de assentamento acompanhadas pela CPT no Pajeú participaram, nessa quarta-feira, 20 de dezembro, de uma feira realizada para festejar a emancipação do município de Iguaracy, sertão do estado de Pernambuco.  Cerca de 30 famílias vindas dos assentamentos Cachoeira dos Guilhermes, Ramada, Dom Francisco, Varzinha, Caroá e Lagoa de Outra Banda comercializaram diversos produtos beneficiados e mostraram a importância e a viabilidade da Reforma Agrária.

Além de alimentos, como doces, bolos, tortas, polpas de frutas e cocadas, as famílias também levaram literatura de Cordel e artesanatos produzidos por elas próprias, como toalhas bordadas, garrafas artesanais e bijuterias. A feira possibilitou a divulgação dos trabalhos das comunidades do campo, a interação entre as áreas de assentamento e a população urbana, e ainda estimulou a ampliação e a diversificação de produtos sustentáveis.

A importância desse momento é ressaltada pela camponesa Maria José, do Assentamento Lagoa de Outra Banda, localizado no município de São José do Egito: “foi relevante por oferecer a produção feita pelas famílias das comunidades e mostrar a importância da Reforma Agrária.” Segundo Marciano Oliveira, agente pastoral da CPT no sertão do Pajeú, espaços como esses possibilitam maior diálogo entre o povo do campo e da cidade. “Os trabalhadores e trabalhadoras rurais também vendem sua produção para programas como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), comercializam em feiras locais e de porta em porta. Isso, também, vem ajudando na divulgação dos produtos da Reforma Agrária e da produção agroecológica”, complementa. 

 

Fonte: CPT Sertão do Pajeú

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br