Comissão Pastoral da Terra Nordeste II


Cerca de 400 trabalhadores rurais do MST ocuparam a delegacia do Ministério da Fazenda em Curitiba (PR), na amanhã desta segunda-feira (3/8). Também ocorrem mobilizações em rodovias e pedágios do estado.


Além do Paraná, os Sem Terra já ocuparam os Ministérios da Fazenda em Brasília, no RS e CE. No PA trancaram uma ferrovia da Vale e em MG duas rodovias também foram trancadas. Até o momento ocorrem mobilizações também em SP, PB e PE. A Jornada Nacional de Lutas do MST, que ocorre em todo o país, tem o objetivo de denunciar o ajuste fiscal do governo no orçamento da Reforma Agrária.


Segundo os Sem Terra, a paralisação da Reforma Agrária se agrava com o ajuste fiscal do governo, que cortou quase 50% dos recursos da Reforma Agrária - de R$ 3,5 bilhões sobraram apenas R$ 1,8 bilhão, o que ameaça estagnar ainda mais o processo da Reforma Agrária no país, já que sem orçamento não há como o governo cumprir o compromisso político que assumiu no início deste ano, de assentar 120 mil famílias Sem Terra acampadas no Brasil.


No Paraná, são 7 mil famílias acampadas em 75 latifúndios improdutivos. Os Sem Terra exigem que o governo elabore um Plano de Metas para assentar no mínimo 50 mil famílias por ano em todo o país, no período de 2016-2018. Hoje, 193 áreas se encontram com processos judiciais que impedem aquisição pelo Incra. São mais de 986 mil hectares de terras, em todo o país, que dependem da Justiça para a sua liberação para a Reforma Agrária.


Eles também reivindicam do governo federal um programa que garanta o desenvolvimento produtivo e social, resolvendo os problemas infraestruturais dos assentamentos, como a construção/recuperação de estradas; energia elétrica para consumo familiar e produção agrícola e agroindustrial; a construção de escolas nos assentamentos; a construção de postos de saúde, combinados com o programa Mais Médicos; a viabilização de saneamento ambiental e ecológico nos assentamentos; a construção de centros comunitários, para convivência cultural e lazer.


Os trabalhadores também cobram a continuidade da assistência técnica que estimula a cooperação e a produção de alimentos saudáveis, respeitando e garantindo a participação das organizações das famílias assentadas e a ampliação de programas para a agroindustrialização e comercialização dos alimentos produzidos camponeses Sem Terra.


Durante essa semana diversos estados estarão mobilizados em luta permanente em defesa da pauta da classe trabalhadora camponesa.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br