Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Na manhã desta terça-feira (01),cerca de 60 trabalhadores e trabalhadoras rurais da comunidade quilombola Varzinha dos Quilombolas (Iguaracy), Assentamentos Socorro (Iguaracy), Lagoa de Outra Banda (São José do Egito), Cachoeira dos Guilhermes (Sertânia), Ramada da Quixabeira (Iguaracy), para reivindicar algumas pautas, entre elas, estava a reabertura da Escola Quilombola da comunidade Varzinha dos Quilombos.

 

Além das comunidades citadas, a mobilização ainda contou com a participação da Comissão Pastoral da Terra, da Pastoral de Juventude Rural e dos educadores do PROJOVEM CAMPO. O ato teve início de 09 horas da manhã. A concentração aconteceu em frente a escola que estava fechada e que os trabalhadores e trabalhadoras a ocuparam e ficaram em suas dependências durante todo o dia.

Como encaminhamentos foram retirados: fazer ofício e enviar ao governo municipal solicitando a doação da escola São Judas Tadeu I para a Associação dos Remanescentes de Quilombos; que a escola seja gerenciada por pessoas da comunidade; cadastrar a comunidade no Programa Brasil Quilombola; realizar oficinas pedagógicas com as crianças; cursos técnicos para jovens e adultos; enviar ofício ao IBGE solicitando a mudança do nome da comunidade; formar novas turmas para o Programa Saberes da Terra; traçar um plano de atividades para o bom funcionamento da Escola.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br