Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 Nesta quarta-feira (12/03) moradores atingidos pela barragem Serro Azul realizaram protesto. Eles ficaram em frente ao canteiro de obras da barragem. Segundo a estudante Bruna Cristina, a PM tentou impedir o protesto. "Os policiais estão com bombas de efeito moral. Tivemos que sair da entrada do canteiro de obras e ir para o outro local", disse pela manhã. Ainda de acordo com a estudante, cerca de 200 manifestantes estiveram no local. "Lutamos pela indenização das famílias, que precisarão sair por causa das obras nas barragens. Depois de dois dias de chuvas o barro utilizado nas obras da barragem está bem perto das nossas casas", explica.

 

No dia 7 deste mês, a PE-103 também foi interditada próximo à barragem. A manifestação foi encerrada neste local, mas pessoas da comunidade continuaram o protesto em frente à empresa responsável pelos serviços. Segundo o técnico de enfermagem Elson Silva, o motivo seria o não pagamento das indenizações. "Quase 300 famílias não receberam as indenizações. Outras sequer tiveram as casas vistoriadas", contou.

Outra reivindicação seria a construção de um desvio para facilitar o acesso dos moradores à sede do município. "Com as obras da barragem, a PE-103 foi interditada. Com isso, as comunidades do distrito ficaram isoladas", afirmou Elson Silva.

Mais esclarecimentos
A barragem é destinada a evitar enchentes como as que aconteceram em 2010 e 2011 na região. No total, foram destinados mais de R$ 500 milhões para a construção de cinco barragens. Os recursos são oriundos dos governos Federal e Estadual.

De acordo com nota enviada pela Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco ao G1, 95% das desapropriações da área próxima à barragem de Serro Azul foram pagas. Já sobre a obra de restauração da PE-103, afirma que os trabalhos terão investimento de R$ 19,9 milhões, com previsão para começar até o fim de março. As novas demandas que estão surgindo  por causa dos impactos causados pela obra estão sendo avaliadas pela equipe técnica.

Fonte: G1globo.com

  •  

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br