Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Um protesto interdita, na manhã desta quarta-feira, a BR-101 nos dois sentidos. A manifestação acontece na altura do quilômetro 96, no município de Palmares, Zona da Mata de Pernambuco.Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local. Moradores da região se mobilizam contra a remoção do local para possibilitar a construção da Transnordestina.

Na semana passada, sessenta e três famílias que vivem no bairro de Fleixeiras, no município de Escada, participaram de uma audiência de conciliação na 6ª Vara Federal de Pernambuco com a empresa Transnordestina Logísita S/A. 


De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a comunidade situada às margens da linha férrea e formada ao todo por cerca de 100 famílias, vem desde 2011 sofrendo ameaças de despejo pela empresa que moveu uma ação de reintegração de posse para construir um trecho da Transnordestina. Na época, o juíz federal da 6ª vara, Helio Silvio Ourem Campos, concedeu liminar à empresa, determinando a reintegração de posse imediata e autorizando a demolição das casas.

Após várias mobilizações, as famílias conquistaram a suspensão da liminar de despejo. Os moradores e a CPT reivindicaram que a Secretaria de Articulação Social e Regional do Governo do estado acompanhasse e contribuísse para a resolução do caso, junto à Prefeitura de Escada, no sentido de garantir o direito à moradia das famílias. Cerca de três anos depois, o caso permanece sem solução.

De acordo com a CPT, algumas pessoas moram no local há 40 anos e possuem uma história de expulsões de suas terras, retirados dos engenhos da região como Frexeira Velho, Contendas, Recreio, Refresco, Barão, Limeira, Pilões, Maravilha e Bosque, expulsos dos sítios para que as usinas plantassem mais cana-de-açúcar, em 1975, época do Pro-Álcool. O Programa do Governo Federal fez com que as Usinas produzissem além de açúcar, o álcool combustível, motivado pela crise do petróleo na época.

As famílias foram para as periferias das cidades, casas de parentes ou ocuparam a beira da linha do trem. Com o projeto da Transnordestina, as linha férreas estão sendo reativadas e eles correm o risco de nova expulsão.

Fonte: Diário de Pernambuco, ecife, 26-02-2014

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br