Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Desde esta segunda-feira, dia 23, até o próximo dia 27/12 de dezembro, a TVU Recife/TV Brasil, canal 11, exibirá o especial “Semana da Terra”. Durante toda a semana, sempre a partir das 18h, serão apresentados diversos documentários realizados e produzidos pela Comissão Pastoral da Terra. Os filmes abordam a questão da luta pela terra, pelo território e a realidade de violência e violações enfrentada por trabalhadores e trabalhadoras rurais e comunidades camponesas em várias regiões do país. Esta é a primeira vez que um canal de Televisão aberta realiza a iniciativa, em parceria com a CPT, para ampliar e dar ainda mais visibilidade à luta e aos desafios enfrentados pelos povos do campo. 

 

Além da exibição dos filmes, o programa também discutirá o histórico e o cenário atual da Reforma Agrária, o agendamento midiático dos movimentos sociais de luta pela terra, a organização e os desafios atuais. Para tanto, foram realizadas entrevistas com o membro da Comissão Pastoral da Terra, Plácido Júnior, com a professora doutora Paula Reis, que pesquisa a relação entre movimentos sociais de luta pela Terra e a mídia, e também com o coordenador nacional do MST, João Paulo Rodrigues.

Acompanhe abaixo a programação da Semana da Terra e as informações de cada documentário:

Programação:

Segunda-feira, dia 23/12

 

Documentário:Tabuleiro de Cana: Xadrez de Cativeiro - - 35’40”

Sinopse:Brasil - 2006. São 118 anos desde a abolição, que não conseguiu acabar com a escravidão no país. Agora sem grilhões, sob o manto da legalidade, do direito à propriedade, do lucro. Uma escravidão que vitima diariamente milhares de trabalhadores alagoanos, pernambucanos, baianos... Todos brasileiros. Uma escravidão que não tem endereço fixo, que visita as pontes de rua onde o desemprego e a falta de oportunidades se transformam em correntes. Nos tabuleiros de cana, a escravidão que vem da necessidade, da sobrevivência. Um cativeiro que destrói famílias, afugenta sonhos e leva para longe qualquer esperança de uma vida digna.

Realização: CPT NE 2

 

Terça-feira,  24/12

Documentário:  Armas não atiram Rosas - 14’

Sinopse: Retrata a história do brutal assassinato de dois trabalhadores, Pedro Augusto da Silva e Inácio José da Silva. Antes de serem mortos, Pedro e Inácio foram torturados. O caso ficou conhecido como o Massacre de Camarazal e ocorreu há 10 anos, no acampamento do Engenho Camarazal, na Zona da Mata, Norte de Pernambuco, região dominada pela monocultura da cana.

Realização: Comissão Pastoral da Terra, Rede Social de Justiça e Direitos Humanos e Movimento dos Trablhadores Rurais Sem Terra

 

Quarta-feira, 25/12

Documentário:Elefante Branco - 31’

Sinopse: Situado no semiárido do Nordeste brasileiro, o rio São Francisco tem sido objeto de intensa exploração desde os anos 60, principalmente para geração energética, provocando assim a sistemática violação dos direitos étnicos e territoriais dos povos indígenas. A violência exercida pelas grandes obras atinge, entre outros, os aspectos culturais e espirituais dos povos indígenas, provocando grande impacto.

Realização: CPT/CIMI

 

Quinta-feira, 26/12

Documentário: Areia Grande: Resistir para Existir - 15’

Sinopse: Com a construção da barragem de Sobradinho (BA), na década de 1970, milhares de famílias foram expulsas de suas terras em Casa Nova (BA). As comunidades de Fundo de Pasto de Areia Grande decidiram se organizar e resistir para manter o seu jeito de ser e viver no sertão. Na década de 1980, enfrentam mais ameaças de expulsão, desta vez pela Empresa Camaragibe. Nos dias de hoje, o conflito se agrava com as ameaças de despejo judicial, mas as famílias continuam resistindo para existir.

Realização: CPT NE 2/CPT Bahia

 

Sexta-feira, 27/12

Documentário: Vidas Cheias - 26’

Sinopse: O documentário Vidas Cheias revela a sabedoria dos camponeses na convivência com o semi-árido e imagens da beleza pouco conhecida do Sertão nordestino.

Realização: CPT e Rede Social de Justiça e Direitos Humanos.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br