Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O Documentário "Do Bagaço à liberdade", produzido pela Comissão Pastoral da Terra e pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, será exibido durante a realização do XIII ENEXT - Encontro de Extensão Universitária da UFPE. A atividade será realizada nesta quarta-feira, dia 27/11,  às 14h, no Clube Universitário da UFPE. O vídeo retrata a transformação da vida de trabalhadores e trabalhadoras rurais, que antes eram submetidos ao regime de trabalho escravo no monocultivo da cana de açúcar na zona da mata, mas que a partir da organização e luta pela Reforma Agrária, transformaram suas vidas.



Após a exibição do documentário, será realizado um debate sobre a luta pela Reforma Agrária na zona da mata pernambucana. Para contribuir com as discussões, estarão presentes trabalhadores e trabalhadoras rurais do Engenho Prado, que participaram das filmagens do documentário e dedicaram suas vidas à luta pela conquista da Terra e pela Reforma Agrária na zona da mata. O Engenho Prado, localizado no município de Tracunhaém, foi palco de um dos mais prolongados e violentos conflitos agrários na zona da mata de Pernambuco. Hoje, no local onde antes só existia cana, vivem e trabalham cerca de 350 famílias de agricultores e agricultoras. Desde 2012, através de mediação da CPT, a Pro- Reitoria de Extensão da UFPE vem desenvolvendo uma série de articulações e projetos com as famílias assentadas no local.

XIII ENEXT
O XIII ENEXT será realizado nos dias 27 e 28 de novembro, no Clube Universitário, no Campus Recife. O ENEXT tem por objetivo principal expor e avaliar a produção extensionista da Universidade por meio da apresentação dos resultados dos Programas e Projetos concluídos ou em andamento no período 2012/2013, desenvolvidos pela comunidade acadêmica. Este ano, o evento também inova ao promover a integração com as demais Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco, oportunizando trocas de experiências através de sessões de diálogo e exposição de trabalhos realizados pela comunidade acadêmica da UFRPE, UNIVASF, IFPE E UPE, assim como, com os sujeitos dos diversos projetos, por meio da disponibilização de espaços de exposição de trabalhos, conhecimentos e saberes.

 

 

"Do Bagaço à Liberdade"

Sinopse: O documentário do Bagaço a Liberdade retrata a resistência dos camponeses contra a violência do latifúndio canavieiro no nordeste do Brasil. O vídeo mostra como trabalhadores que antes eram explorados no corte da cana encontram uma saída para reconstruirem suas vidas e dignidade. Neste processo, o marco mais importante é o que eles chamam da conquista da liberdade, obtida através da luta pela terra e por um modelo agrícola voltado para a produção de alimentos.
Duração: 15 minutos
Produção/Realização: Comissão Pastoral da Terra e Rede Social de Justiça e Direitos Humanos

 

Para ver a versão virtual da Cartilha, clique aqui.

 

 

 

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br