Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

No dia 16 de setembro, os 50 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) da Zona da Mata pernambucana realizarão assembleias para análise e aprovação da Pauta de Reivindicações da 33ª Campanha Salarial 2012/2013 dos Canavieiros e Canavieiras.  A diretoria e assessores da Fetape, juntamente com representantes da CUT e do Gabinete do deputado estadual Manoel Santos estarão circulando pelos municípios para acompanhar  os  trabalhos.

A pauta da Campanha foi elaborada durante o 19º Congresso de Delegados e Delegadas Sindicais da Zona da Mata de Pernambuco, em agosto, onde foram discutidas as prioridades para se avançar no acesso a direitos pelos canavieiros e canavieiras. O documento é formado por 100 cláusulas, dentre as quais estão o contrato de trabalho por tempo indeterminado, salário unificado de R$ 770,00, alimentação digna no local de trabalho, saúde e habitação.

"É um momento extremamente importante para o conjunto dos assalariados e assalariadas rurais do nosso estado, potencializando o debate em torno da melhoria de vida também nos locais de trabalho e a busca por políticas públicas para o conjunto dos trabalhadores", afirma o diretor de Política Salarial da Fetape, Paulo Roberto.

Após as assembleias, a pauta será entregue à classe patronal e o processo de negociação deve acontecer na segunda semana de outubro. A data base da categoria é 1º de outubro.

fonte: Sítio FETAPE

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br