Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Começa hoje (13), no município de Jatobá/PE, o Encontro dos atingidos e atingidas pelos Grandes Projetos do Governo Federal no sertão do estado. O Encontro reunirá dezenas de representantes de comunidades camponesas impactadas pelas grandes obras em curso na região, a exemplo da Transposição do Rio São Francisco, da Transnordestina, além de reassentados atingidos pela barragem de Itaparica, da Chesf. A atividade é organizada pelas Equipes de CPT do sertão do Pajeú e de Floresta e acontece até o próximo domingo, dia 15.


A CPT vem acompanhando dezenas de comunidades camponesas que foram ou estão sendo expulsas de suas terras e que sofrem todo tipo de violência e violações de direitos por parte destes grandes projetos desenvolvimentistas do Estado brasileiro. Por isso, um dos objetivos do Encontro será “continuar a identificação das problemáticas que estão sendo enfrentadas por essas comunidades, continuar o monitoramento dos impactos e violações de direitos causados pelo avanço do capital no campo, a partir destes grandes empreendimentos Estatais”, ressalta Denis Venceslau, agente da CPT Pajeú.

Com esse encontro, as Equipes de Floresta e do Pajeu pretendem contribuir na articulação das comunidades camponesas atingidas e fortalecer a luta pela garantia de direitos, a terra e ao território. Para a CPT, na medida em que avançam os grandes projetos avançam os impactos e a violência sobre as comunidades camponesas. No entanto, as comunidades reagem e resistem ao avanço destes grandes empreendimentos. Algumas comunidades que estarão representadas no Encontro já são conhecidas na região pelo histórico de violência a qual estão submetidas e também pela organização em busca de seus direitos e pela permanência na terra e território. É o caso da comunidade de Varzinha, em Serra Talhada, atingida pela obra da Transnordestina; o assentamento Serra Negra e a Agrovila 6, em Floresta, atingidos pelas obras da Transposição, além de reassentados pela barragem de Itaparica, construída pela Chesf. 
 
Serviço:
O que: Encontro dos Atingidos e atingidas pelos Grandes Projetos do Governo Federal
Quando: Dias 13, 14 e 15 de abril.
Onde: Centro Paroquial do Município de Jatobá – Sertão de PE

Outras informações:
Comissão Pastoral da Terra
Denis Venceslau – Equipe Sertão do Pajeú
Fone: (87) 9644.5887
Marcelo Manoel – Equipe de Floresta
Fone: (87) 9942.8278
Padre Sebastião – Equipe de Floresta
Fone: (87) 9631.6975

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br