Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

No último dia 28 de julho, o Assentamento Baixio, localizado no município de Riachão (PB), sediou uma audiência pública com a presença de Legal Lacerda, superintendente federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar na Paraíba.

O encontro reuniu representantes das comunidades Baixio, Várzea Grande, Tanque e Fazenda Sítio, além da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do secretário de Agricultura de Riachão, do poder legislativo municipal e da mídia local, representada por O Clarim.

A atividade teve como objetivo principal apresentar as linhas de ação do Plano Safra 2025/2026, com destaque para o acesso ao crédito rural por parte das comunidades assentadas. Um dos pontos centrais foi a divulgação de modalidades exclusivas para as mulheres agricultoras familiares, a exemplo dos quintais produtivos, que visam fortalecer o protagonismo das camponesas.

Também foram abordadas questões estruturantes do campo, como as mudanças climáticas, a sucessão rural e a regularização fundiária, além do anúncio do cadastramento de empresas para acelerar e desburocratizar a emissão do CAF 3.0 (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar).

Para Josimar Santos, presidente da Associação do Assentamento Baixio e agente pastoral da CPT, a articulação e presença da entidade na audiência reforçam o compromisso com as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras do campo: “O agricultor tem um papel fundamental na produção de alimentos, na defesa da terra e na busca por seus direitos”, destacou.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br