Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Nos dias 14 e 15 de março aconteceu a primeira oficina de Formação de Extensionistas em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para os assentamentos da Reforma Agrária. Promovido pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o evento reuniu, em Brasília (DF), representantes de sete organizações e movimentos sociais do campo. 

A oficina foi chamada de “Diálogo sobre metodologias de ATER para a especificidades e diversidade da agricultura familiar” e buscou debater duas questões. A primeira, “qual perfil e a qualidade de um extensionista para atuar na  Reforma Agrária?”; e a segunda, “que ATER queremos para a Reforma Agrária?”. Mirando temáticas como produção, cultura, gênero, meio ambiente, social e reforma agrária, o grupo trabalhou em ciranda de forma que todos participassem de cada tópico com suas contribuições.

Os agentes pastorais da Comissão Pastoral da Terra Nordeste 2 (CPT NE2) Josimar Santos, da equipe de Guarabira (PB) e Tânia Maria, de João Pessoa (PB), estiveram presentes na atividade. 

Para Josimar Santos, agente pastoral da CPT Guarabira (PB), esse encontro foi um momento importante que possibilitou construir um diálogo político e social no sentido de trazer melhorias na efetivação das políticas públicas em defesa do homem e da mulher do campo. Josimar também pontuou que a participação dos movimentos sociais nesse espaço de diálogo servirá para o fortalecimento de uma assistência técnica focada no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar camponesa.

“As instituições governamentais e os movimentos sociais, juntos, construíram elementos que, se levados em consideração, sem dúvida, vão melhorar a qualidade do serviço dos profissionais de ATER para com as comunidades”, disse o agente pastoral. 

Além da Comissão Pastoral da Terra (CPT), participaram da capacitação o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), o Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Contraf), a Frente Nacional de Luta (FNL) e o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA).

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br