Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Comunidades Pe. Assis, São Luiz e Campos novos receberam atividades em preparação para a 2ª Gincana “Cuidando da Terra, Cuidando da vida”

Preocupados e preocupadas na urgência climática, os grupos de jovens dos assentamentos acompanhados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) no município de Sossego, na Paraíba realizaram missões nos dias 18 e 19 de dezembro de 2023 nas comunidades Pe. Assis, São Luiz e Campos Novos.  A iniciativa faz parte da preparação para a 2ª Gincana “Cuidando da Terra, Cuidando da vida”.

O objetivo das atividades foi conversar com as famílias sobre o momento de dor da Terra, que é de todos e todas que vivem nela, e sobre as ações concretas que estão sendo realizadas e assumidas pelos camponeses em nome dos seus filhos e netos.

No dia 18 houve uma reunião com os missionários e missionarias; visitas e atividade coletiva e exibição de um filme na comunidade.

A motivação das conversas foi feita a partir da reflexão de que como o povo de Deus seguiu rumo à Terra Prometida, o povo camponês que hoje vive em assentamentos conquistou a terra que agora está ameaçada pelo aquecimento global, pela mineração que avança na microrregião do Curimataú e, recentemente, com a chegada das empresas de energia eólica e solar.

A partir da leitura bíblica que diz "A natureza chora em dores de parto" (RM 8,18-22), os presentes refletiram quais são as dores da Mãe Terra, quais são as dores de parto que vivem no campo e o que estão fazendo para amenizar essas dores.

O dia 19 foi iniciado com uma oração. Missionários se encontraram na comunidade Campos Novos para juntos e juntas abençoarem o viveiro de mudas da juventude - um espaço ampliado que vai fortalecer a campanha de "Desmatamento Zero na Caatinga". Foi realizada uma atividade coletiva de celebração da vida no viveiro. A celebração trouxe a temática das energias renováveis e do aquecimento global. Os testemunhos dos camponeses e das camponesas apontam que a instalação dos grandes empreendimentos tem causado devastação ambiental e levado dor e sofrimento aos territórios.

O grupo de jovens do assentamento São Luiz, em Sossego, escreveu versos, com o título “As energias eólicas”, que resumem sua compreensão a partir do que foi debatido durante as missões:

“A energia eólica trás vários problemas entre eles estão os desmatamentos e secas.
Ela parece ser boa no vento.
Mas para a terra ela é como um veneno.
Ela também faz o pior para os animais, porque ali eles não pisam mais.
Que junto disso traz infelicidade e, ainda pior, a infertilidade.
Porque ela parece muito com um vulcão, não só por conta das lavas ou da destruição,
mas porque nos tiram a nossa felicidade, como armas da poluição".

Na celebração no viveiro de mudas, a comunidade assumiu o seguinte compromisso, firmado num jogral:

"Deus,
Nós pedimos perdão pelas vezes que não cuidamos da tua criação.
Queremos nos comprometer.
Que em 2024, seremos mais cuidadosos e cuidadosas, com o solo, com as águas, com as plantas e todos os animais nativos.
Seremos mais amáveis com as pessoas.
Cuidaremos dos rios e cacimbas; das cisternas e barreiros assim como cuidamos dos açudes.
Vamos plantar mais árvores, mais flores e mais ervas de todas as espécies.
Porque queremos alimento sadio, livre de transgênicos e de agrotóxicos.
Porque queremos deixar um solo forte para as gerações futuras.
Porque somos parte da tua criação, oh Deus.
Dá-nos força para replantar o nosso jardim sagrado.
Assim seja!
Amém!".

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br