Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Jovens de assentamentos acompanhados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) no município de Sossego (PB) participaram do “Intercâmbio de Saberes dos Semiáridos da América Latina”, realizado entre os dias 16 e 21 de outubro nos estados da Paraíba e de Pernambuco.

O evento reuniu 50 jovens camponeses, indígenas e quilombolas de regiões semiáridas de diferentes países da América Latina com objetivo de fortalecer as redes destacando o protagonismo das juventudes e suas experiências. Entre os presentes estavam pessoas da Argentina, Guatemala e El Salvador, além de 8 estados do Nordeste do Brasil (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe).

O grupo de trabalho (GT) de juventude da Articulação do Semiárido (ASA) da Paraíba fez a acolhida dos participantes e organizou o primeiro momento de uma programação onde as trocas e diálogos aconteceram com leveza nas rodas de conversa, nos carrosséis de experiências e em visitas às comunidades.

Nas áreas, as pessoas puderam conhecer as iniciativas das juventudes no campo, a exemplo da gestão da água, dos fundos rotativos solidários, produção e comercialização agroecológica, criação de animais e cuidado com as sementes crioulas (Sementes da Paixão).

Na Paraíba, as visitas partiram de Campina Grande para os municípios de Olivedos, Caraúbas, Remígio e Mogeiro. Neste último, os jovens do intercâmbio foram ao assentamento João Pedro Teixeira, acompanhado pela CPT, onde conheceram a experiência da produção agroecológica do jovem Joab que é criador e agricultor experimentador.

Lucas da Silva e Gisele Almeida, respectivamente dos assentamentos Campos Novos e Santo Antônio, em Sossego, partilharam a experiência de formação e sensibilização que a CPT vem realizando junto à juventude dos assentamentos no município de Sossego desde 2003. Eles mencionaram o “Cine Pipoca” e o teatro do oprimido, que facilitam discussões sobre temáticas que preocupam e mobilizam os jovens; a produção e distribuição de mudas no cuidado com a terra; e o fundo rotativo de cabras e ovelhas, ferramenta importante para autonomia dos envolvidos.

Já em Pernambuco, os participantes partiram de Caruaru para os municípios de Jaraúba, Cumaru e Vertente do Lério. No Agreste pernambucano, os jovens conheceram outros processos agrícolas, como o reuso de águas cinzas aliado a sistemas agroflorestais, ações de reflorestamento e roçado solidário. O encontro foi encerrado em Caruaru, na última sexta-feira, 20.

A atividade faz parte do 3º Programa de Formação em Agricultura Resiliente ao Clima do projeto DAKI - Semiárido Vivo, da Plataforma Semiáridos da América Latina e da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA). Esta plataforma articula mais de 3.000 organizações sociais com apoio do Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola FIDA.

O objetivo do projeto DAKI é contribuir no enfrentamento às mudanças climáticas em três regiões semiáridas da América Latina: Corredor Seco Centroamericano, Grande Chaco Americano e Semiárido brasileiro.

 

Fotos: Equipe CPT Campina Grande (PB)

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br