Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) e comunidades camponesas apoiadas seguem realizando ações de solidariedade àqueles e àquelas que sofrem com os impactos provocados pela pandemia. No último dia 12, foi doada uma tonelada de alimentos à Associação Abrigo São Vicente de Paulo, no município de Guarabira (PB).

Batata doce, macaxeira, coentro, alface, ovos de galinha de capoeira, jerimum, banana, laranja, manga, feijão, arroz e bolos de macaxeira e de pé de moleque foram alguns dos alimentos doados. A produção veio das comunidades dos assentamentos Redenção, Nossa Senhora das Graças, Senhor do Bonfim e Sítio Pedra Grande, localizadas nos municípios de Pilões, Bananeiras, Alagoinha e Solânea.

Também foram doados outros itens industrializados e produtos de higiene e limpeza.  A assistente social Daniele de Araújo Nogueira acompanhou a entrega e agradeceu o gesto concreto de amor e solidariedade. “Esta ação vai contribuir muito para melhor atender os idosos e idosas. Nós da Associação agradecemos pela variedade e qualidade dos alimentos doados", comemora.

A partilha dos alimentos é resultado da Campanha “Juventudes Brasil - Alemanha: em Solidariedade aos pobres em tempos de Pandemia”. A Campanha, iniciada em julho de 2020, envolveu a juventude de mais de cinquenta comunidades camponesas acompanhadas pela CPT na Paraíba e foi realizada em parceria com a Rede SoliVida, com os Institutos Frei Beda e Mãe Terra e com as juventudes das organizações alemãs KLJB - Movimento de Juventude Católica na Alemanha - e da entidade Aktionskreis Pater Beda. 

Na Paraíba, a juventude camponesa realizou coletas de alimentos produzidos nos roçados de suas comunidades. Já os/as jovens na Alemanha arrecadaram recursos para adquirir parte da produção das comunidades paraibanas e destiná-las à doação. Para saber mais sobre a Campanha, acesse: https://www.cptne2.org.br/noticias/noticias-por-estado/paraiba/5420-campanha-de-solidariedade-da-juventude-na-paraiba-e-na-alemanha-arrecada-toneladas-de-alimentos-e-beneficia-mais-de-mil-familias

Imagens: 

Equipe CPT Guarabira (PB)

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br