Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Na última quinta-feira (08), comunidades camponesas acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Guarabira (PB) distribuíram 2.690 quilos de alimentos a famílias de crianças e adolescentes atendidos/as pela Associação de Educação Popular e Promoção da Vida (Aeprovida), no município de Alagoinha.

Os alimentos diversificados e saudáveis foram produzidos pelas famílias das comunidades de Redenção, Senhor do Bonfim e Monsenhor Luiz, localizadas nos municípios de Pilões, Alagoinha e Alagoa Grande. Esse é mais um gesto concreto de solidariedade realizado pela CPT em conjunto com os agricultores e agricultoras da região que objetiva partilhar a produção camponesa com quem sente os danos e impactos decorrentes da pandemia.

A entidade beneficiada realiza trabalho social com 125 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no município, oferecendo reforço escolar, curso de informática, oficinas de artesanato, além de atividades esportivas e de lazer.

"Fico muito feliz em ver o trabalho da CPT e agradeço pelas doações que vão ajudar crianças carentes da periferia de Alagoinha”, declarou o Diácono Severino Fernandes, Presidente da Organização Não Governamental. “Lutar nunca foi em vão”, completou. Severino Cabral do Nascimento, coordenador da entidade, também destacou a importância do gesto para garantir alimentos saudáveis ao público atendido, afirmando ainda que as doações os ajudarão a permanecer “firmes na luta em busca da promoção da cidadania”.

A agente pastoral da CPT em Guarabira, Joseane Souza, comenta que realizar com as famílias camponesas mais uma ação de solidariedade em tempos de pandemia “é manter viva a esperança de dias melhores, é reafirmar nossa missão diante da vida humana que sofre, é olhar a Vida em primeiro lugar". Joseane destaca ainda que o gesto ganha mais significado por ter sido realizado no mês de outubro, quando se comemora o dia das crianças. 

A partilha desses alimentos é resultado da Campanha “Juventude Brasil - Alemanha: em Solidariedade aos pobres em tempos de Pandemia”. Trata-se de uma iniciativa da Comissão Pastoral da Terra na Paraíba em conjunto com o KLJB - movimento de juventude católica na Alemanha, com a Rede SoliVida, com a entidade alemã Aktionskreis Pater Beda e com os Institutos Frei Beda e Mãe Terra. Durante o mês de julho, jovens acompanhados por essas organizações nos dois países organizaram diversas ações de sensibilização para arrecadar fundos que agora estão sendo revertidos em alimentos para serem doados a populações empobrecidas no estado.

  

Imagens: CPT Guarabira e Aeprovida

 

 

 

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br