Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 Jovens de mais de cinquenta comunidades camponesas acompanhadas pela CPT na Paraíba, Brasil, e jovens da Alemanha estarão mobilizados nos próximos dias 24, 25 e 26 de julho para realizar a Campanha “Em solidariedade aos pobres em tempos de pandemia”. Com o lema: “Vão às praças e encruzilhadas e convidem todos para a festa (Mt 22,9)”, a campanha terá várias ações nos dois países.

Na Alemanha, os jovens organizarão caminhadas, corrida de bicicleta, desafios esportivos, gincanas e outras atividades, como celebrações e missa, com o objetivo de sensibilizar a população alemã e arrecadar fundos que serão revertidos para a compra de alimentos a serem doados a famílias empobrecidas no Brasil. Já na Paraíba, a juventude camponesa realizará mutirões para colher os alimentos da terra, caminhadas e celebrações das colheitas com o intuito de arrecadar em suas comunidades alimentos a serem doados a populações em situação de vulnerabilidade no estado. Além de arrecadar alimentos, os jovens também realizarão ações de cuidado com a Terra, como plantações de mudas em áreas degradadas.

A campanha é uma iniciativa da Comissão Pastoral da Terra na Paraíba em conjunto com o KLJB – um movimento da juventude católica da Alemanha, a Rede SoliVida, a entidade alemã Aktionskreis Pater Beda, o Instituto Frei Beda e o Instituto Mãe Terra.  A relação de solidariedade internacional entre jovens camponeses acompanhados pela CPT na Paraíba e jovens da Alemanha é antiga. Desde 2013, as juventudes dos dois países estão conectadas e articuladas, realizando ações de intercâmbio e de apoio mútuo.  Em 2020, ao observarem os desafios que a sociedade vem enfrentando com a pandemia, decidiram que estava na hora de se unirem mais uma vez, mesmo que à distância, para prestar solidariedade a quem mais precisa.

Lançamento da Campanha ao vivo – A Campanha “Em solidariedade aos pobres em tempos de pandemia” será lançada no Brasil e na Alemanha por meio de um bate-papo ao vivo que vai ocorrer na próxima sexta-feira, dia 24, às 8h (horário de Brasília). Acompanhe informações na página eletrônica e nas redes sociais da CPT NE2, da Solivida e da Aktionskreis Pater Beda.

 

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br