Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 

WhatsApp Image 2020-05-23 at 16.45.27.jpeg
Imagem: CPT equipe João Pessoa/PB

Na tarde desse sábado, 23/05, a Comissão Pastoral da Terra - equipe João Pessoa - realizou um encontro virtual com jovens camponeses e camponesas de doze comunidades localizadas em oito municípios de sua área de atuação.

Nas discussões, a juventude camponesa mostrou estar antenada com a realidade do Brasil e, de modo particular, mostrou estar indignada com a imparcialidade do Governo Federal e com os irresponsáveis pronunciamentos do Presidente da República, especialmente os feitos nestes tempos de pandemia. Os/as jovens esperam que, quando superada esta crise provocada pelo novo coronavírus, a humanidade tenha deixado rastros de reinvenções de como viver saudavelmente, valorizando boas práticas, com laços comunitários e familiares mais estreitos e fortalecidos.

Os/as jovens contaram que em algumas comunidades, a forma como o enfrentamento à pandemia está sendo feito é exemplo a ser seguido. Famílias camponesas estão oferecendo alimentos produzidos em seus lotes, entregando-os em domicílio para que a população tenha acesso à comida de boa qualidade e livre de agrotóxicos. As associações comunitárias, por sua vez, também estão se adaptando ao contexto para dar respostas aos desafios que este apresenta, especialmente para combater as agressões ao meio ambiente.

Os gestos de solidariedade estão se sobressaindo, com as partilhas de alimentos, com as doações de máscaras de proteção, de cestas básicas e de kits de higiene. Nesta primeira reunião de partilha de vida, os/as jovens combinaram um próximo encontro virtual para tratar de outras temáticas especificas.

Por Equipe CPT João Pessoa/PB

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br