Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O livro Conflitos no Campo Brasil 2016 foi lançado em João Pessoa, nessa quinta-feira, 17/08, durante sessão especial realizada na Assembleia Legislativa do estado da Paraíba, em comemoração ao dia do agricultor e da agricultora.  Organizada pelo Deputado Estadual Frei Anastácio e pela Comissão Pastoral da Terra em João Pessoa, a sessão contou com a participação de diversas representações da sociedade civil e de camponeses e camponesas das áreas de conflitos e de assentamentos acompanhados pela CPT no estado.

O professor Jonas Duarte, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ficou com a responsabilidade de apresentar um resumo da publicação. Em sua fala, o professor expressou que “os dados apresentados neste livro são simbólicos, pois expressam a triste e dura realidade dos dias que estamos vivendo. O ano de 2016 ficará inscrito na história do país como um ano trágico. O Documento da CPT é uma denúncia embasada cientificamente, consistente e fulminante contra o Brasil que emerge sujo, enlameado do Golpe de Estado”. Em 2017, foram registrados 1.536 (mil quinhentos e trinta e seis) conflitos no campo brasileiro, envolvendo 909.843 (novecentos e nove mil oitocentos e quarenta e três) pessoas, com 61 (sessenta e um) assassinatos.

Jonas afirmou ainda que “temos muito a fazer no resgate histórico de nosso povo, de nossas lutas. É preciso registrar, denunciar e punir esses que assassinam e violentam, no campo e na cidade e a CPT está dando uma enorme contribuição nessa direção”. O Deputado Frei Anastácio também lamentou o aumento da violência no campo e o grande número de assassinatos registrados já no ano de 2017. Contudo, mesmo diante de um intenso cenário de conflitos no campo, o Frei ressaltou que os trabalhadores rurais não podem deixar de celebrar a semana que marca o dia do agricultor e agricultora, “pois são os/as responsáveis por mais de 70% dos alimentos que chegam à nossa mesa”, concluiu.

 

 

Rafael Reginaldo, da CPT João Pessoa

Editado por CPT NE2

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br