Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O trabalhador rural Ivanildo Francisco da Silva, 46 anos, assassinado na noite desta quarta-feira (06/04) no município de Mogeiro/PB, já tinha sido vítima de outros episódios de violência por atuar na luta pela terra na região.

 

Ivanildo Francisco, casado e pai de cinco filhas, estava entre os oito trabalhadores rurais da antiga Fazenda Mendonça - atualmente assentamento Dom Marcelo - que estiveram presos por 19 meses, de abril de 2002 a dezembro de 2003. Ivanildo e os demais trabalhadores foram acusados injustamente de terem atentado contra a vida do Policial Civil Sérgio Azevedo. O caso ficou nacionalmente conhecido em 2015, quando os trabalhadores foram julgados pelo Tribunal do Júri de João Pessoa e foram absolvidos por unanimidade.

 

Além desse episódio, Ivanildo também foi vítima de tentativa de assassinato em outubro de 2015, quando ele e outros cinco agricultores da fazenda Salgadinho, localizada no município de Mogeiro, foram feridos a tiros de espingardas 12 e revólveres 38 por capangas pagos pelos proprietários da terra, quando realizavam um mutirão de plantação na área.

 

Ainda no dia de ontem, horas antes de ser assassinado, a liderança camponesa esteve presente, junto com outros trabalhadores rurais, em uma reunião com a CPT e assessoria jurídica para discutir sobre casos de violências e ameaças na região. As denúncias de intimidações e ameaças seriam levadas ao conhecimento dos órgão competentes, mas o trabalhador foi assassinado antes das providencias.

 

A CPT tem recebido denúncias frequentes de que há um grupo de capangas fortemente armados atuando nos municípios de Mogeiro, Itabaiana e São José dos Ramos, pagos por cinco proprietários rurais desses municípios. A CPT na Paraíba alerta que, caso não sejam tomadas medidas urgentes, novos episódios de violência com vitimas fatais poderão ocorrer na região a qualquer momento.

 

O crime - 

O trabalhador rural Ivanildo Francisco da Silva, de 46 anos, foi assassinado na noite desta quarta-feira, dia 06/04, na casa onde morava no assentamento Padre João Maria, no município de Mogeiro/PB. O trabalhador rural, que também era presidente do PT no município, foi abordado em sua casa por volta das 22h, enquanto estava na companhia de sua filha de 01 ano de idade. Ivanildo foi assassinado com um tiro de espingarda calibre 12, na cabeça.O corpo foi somente encontrado na manhã de hoje, dia 07, na entrata da casa onde o trabalhador morava. A sua filha de 01 ano estava suja de sangue chorando ao redor do corpo. Para a CPT e as famílias do assentamento Padre João Maria não restam dúvidas de que o crime foi planejado e que se relaciona com sua atuação na luta pela terra.
 
 

 

Outras informações:

Comissão Pastoral da Terra - Paraíba

Tânia Souza: (83) 9.9985.2496

 

 

 

Fonte: CPT NE 2 - CPT PB

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br