Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A primeira reunião em preparação para a 35ª Romaria da Terra e das Águas, prevista para os dias 16 e 17 de novembro de 2024, na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares (AL), foi realizada no dia 6 de fevereiro.

Na sede da Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Alagoas, reuniram-se representantes de pastorais sociais da Arquidiocese de Maceió, das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), padres, religiosas, dirigente do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) e membros da equipe da CPT. No total, 17 pessoas estiveram presentes.

A atividade começou com uma dinâmica em que foram espalhadas pela grande mesa cartilhas e cartazes das 34 romarias da terra e das águas realizadas no estado. O objetivo foi reviver os temas e artes das romarias anteriores. A partir daí, foram observadas as mudanças ocorridas durante os anos.

As primeiras romarias aconteceram na Serra da Barriga, sempre no dia 13 de dezembro, data dedicada à Santa Luzia. Durante 12 anos, de 1988 a 1999, elas foram chamadas de "Romaria na Terra de Zumbi". Isso mudou na 13ª edição, que ganhou o nome "Romaria da Terra", quando a romaria passou a percorrer outros municípios alagoanos, com o compromisso de retornar ao lugar de origem a cada 5 anos. Na 17ª romaria, foi introduzido o elemento água. Assim, a peregrinação passou a ser denominada "Romaria da Terra e das Águas", como é conhecida atualmente.

Após algumas reflexões, foram definidos o tema, o lema e alguns motes que devem constar na arte da 35ª Romaria da Terra e das Águas. A inspiração veio da celebração dos 50 anos da CPT no Brasil, que será marcada pelo seu congresso em 2025, combinada com a simbologia da própria romaria rumo à Terra Prometida, nesse caso, de volta à terra do quilombo de Palmares.

"Com fé, rompendo cercas e tecendo teias" é o tema que será aprofundado nos próximos meses. Já o lema, o mesmo do congresso da CPT Nacional, faz referência a uma passagem bíblica: A Terra a Deus pertence. (Levítico 25)

A próxima reunião está marcada para o dia 05 de março, na sala da CPT no estado.

 


Fotos: Lara Tapety (Ascom CPT-AL)

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br