Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Atividade ocorre em preparação para a 34ª Romaria da Terra e das Águas, que acontecerá no município

Nesta quinta-feira, 14 de setembro, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Porto de Pedras (AL), realizam a caminhada Cruz Sem Males para acolher o símbolo da Romaria da Terra e das Águas.

Produzida de forma artesanal e artística pelos monges da Catita, em 2002, a Cruz Sem Males permanece em Porto de Pedras até a 34ª Romaria da Terra e das Águas, que ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro. A cruz percorrerá comunidades urbanas e rurais, onde será rezado o tríduo em preparação para a Romaria.

A caminhada da exaltação da Santa Cruz será marcada por cantos e orações. Ela celebra a cruz como instrumento de salvação, fonte de santidade e símbolo de Jesus Cristo e, também, traz à memória os mártires e as mártires que, como Jesus, deram seu sangue pela construção do Reino de Deus.

De acordo com a missionária franciscana Irmã Cícera Menezes, a iniciativa faz referência ao Jesus visto como subversivo pelas autoridades por defender os oprimidos. "A cruz lembra o martírio de Jesus Cristo, trazendo redenção, a libertação. Jesus, que questiona a opressão da época por parte do império político e religioso", disse a religiosa.


34ª Romaria da Terra e das Águas

A 34ª Romaria da Terra e das Águas, motivada pela construção do Reino de Deus, está marcada para a noite do sábado, dia 25 de novembro, até o amanhecer do domingo, 26. São esperados mais mil romeiros e romeiras, vindos de diversas partes de Alagoas, além de convidados especiais.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br