Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Na manhã desta terça-feira (24) cerca de 250 trabalhadores rurais do MST, junto com moradores do povoado Ouricuri, ocuparam a sede da prefeitura do município de Atalaia, em Alagoas. Os Sem Terra levam reivindicações já antigas na região e exigem uma reunião com o prefeito da cidade Manoel da Silva Oliveira (PTB), conhecido como Mano.
 

Segundo a direção estadual do MST, a ocupação é mais um ato de indignação dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais que não aguentam mais o descaso. “Nossos direitos básicos estão em pauta aqui. Saúde, educação, infraestrutura e segurança pública, o município precisa passar a enxergar os nossos assentamentos”, afirma a organização do protesto.

Entre as exigências levadas à prefeitura estão a construção da escola no Assentamento Brasileira e o pagamento atrasado dos funcionários da Ciranda Infantil Dorcelina Folador, no Assentamento Milton Santos, escola de educação infantil que atende crianças filhas dos assentados, acampados e moradores do povoado Ouricuri.

“Estamos reivindicando também iluminação pública nos assentamentos que, quando temos, é extremamente precária, além da manutenção das estradas que dão acesso às áreas de assentamento e acampamento do município”, alega a direção do movimento.

O município de Atalaia abriga 13 assentamentos rurais organizados pelo MST e desde a chegada dos Sem Terra na região, moradores do município se unem com os trabalhadores rurais para exigir do poder público seus direitos negados.

 

 

 

Fonte: Página eletrônica do MST

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br