Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Dezenas de famílias de trabalhadores rurais ligados à Comissão Pastoral da Terra (CPT) acampados na Fazenda Mubuca, do município de Murici, voltaram a ocupar a agência da Caixa Econômica, Rosa da Fonseca, localizada no Centro de Maceió. Os trabalhadores chegaram à agência por volta das 14h desta quinta-feira (4) e informaram que não têm previsão para deixar o local. Esta não é a primeira vez que os trabalhadores acampam no local.

 

No dia 22 de março do ano passado um grupo de cem trabalhadores chegou à agência com malas e mantimentos, dispostos a passar dias acampados. A reivindicação é a mesma: eles querem que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) oficialize a compra da fazenda Mubuca, onde vivem há cerca de 20 anos e que pertence a Caixa.

 

Segundo um dos representantes do movimento, Jaelson Tenório da Silva, a Caixa adquiriu as terras da fazenda a partir de dívidas trabalhistas há cinco anos e pede a reintegração de posses do local. O fato só não foi consumado, explica o representante, porque o Incra está em negociação para adquirir as terras. Para os trabalhadores, o problema é a morosidade do trâmite e a ameaça iminente de deixar o local.

 

Por causa da ocupação da agência, os funcionários encerraram o expediente e cancelaram o atendimento ao público. Os representantes do movimento explicam que não impediram ninguém de trabalhar, nem os cidadãos de serem atendidos, no entanto, havia tanta gente no local que a ocupação acabou causando transtorno. “Não impedimos ninguém de nada. A Caixa é que quis fechar”, disse o representante.

 

A reunião está sendo acompanhada pelo presidente da CUT em Alagoas, Izaac Jackson e pelo Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar.

O corpo jurídico da Caixa já está reunido para definir que atitudes serão tomadas.

 

Fonte: Alagoas 24 horas

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br