Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Comissão Pastoral da Terra, em Alagoas, realiza nesta sexta-feira, dia 22, o 14º Jejum da Solidariedade, em uma tenda montada na Praça dos Martírios, em Maceió, das 8h às 18h. O protesto pacífico é um momento de oração e reflexão da realidade atual e uma forma de prestar solidariedade às pessoas que passam fome e outras necessidades no mundo. A atividade contará com a participação de agentes da Pastoral, uma comissão de trabalhadores rurais, religiosos e leigos.

 

De acordo com Carlos Lima, coordenador da CPT, este ano, o Jejum pretende chamar a atenção sobre as famílias que estão sofrendo com a estiagem. “Vamos voltar o nosso jejum e nossas orações pelas milhares de pessoas que estão sofrendo com a estiagem e denunciar a morosidade do governo de Alagoas em aplicar recurso financeiro para amenizar o sofrimento do povo, especialmente dos sertanejos.”

 

Na programação constam orações, cânticos e leitura da Bíblia, seguidos de momentos de reflexão. A motivação bíblica do 14º Jejum da Solidariedade vem do profeta Isaías: “O jejum que eu quero é este: acabar com as prisões injustas, desfazer as correntes do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e desfazer qualquer jugo” (Is 58,6). “Repartir a comida com quem passa fome, hospedar em sua casa os pobres sem abrigo, vestir aquele que se encontra nu, e não se fechar à sua própria gente” (Is 58,7).

 

O Jejum da solidariedade acontece desde 1999, sempre na sexta-feira que antecede a semana da Paixão de Cristo. A cada edição, o protesto visa chamar a atenção da sociedade e dos poderes públicos sobre as dificuldades enfrentadas pelos povos do campo e denunciar as centenas de violações de seus direitos.

 

 

Serviço:

O que: 14º Jejum da Solidariedade

Quando: Sexta-feira, dia 22 de março. Das 8h às 18h

Onde: Praça dos Martírios, em Maceió

 

 

Programação:

08h - Celebração inicial - O sentido do jejum

09h30 - Reflexão do diálogo da Samaritana com Jesus

11h30 – Reflexão: “Jesus o Pão da Vida”

Via Sacra da Campanha da Fraternidade

14h30 – Reflexão: “A Água que brota da rocha”

17h30 - Celebração final - “O pão que desce do céu”

 

Outras informações:

Heloísa Amaral
Fone: (82) 9341.4025

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br