Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Na comemoração do dia do trabalhador rural, 25 de julho, militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST saíram de seus assentamentos e acampamentos em diversos pontos de Alagoas para ações solidárias em dois municípios do Estado. Com muita festa, as ações em torno deste dia representam mais um canal de diálogo do Movimento com a sociedade em que, mais uma vez leva o debate das questões agrárias para a população, alertando da necessidade da realização da Reforma Agrária como caminho para a soberania alimentar.

 


Produtos cultivados em assentamentos e acampamentos do Estado, sem o uso de agrotóxicos, foram doados no município de União dos Palmares (a 73 km de Maceió). Banana, milho, laranja, macaxeira e batata somavam duas toneladas levadas ao Hospital Regional São Vicente de Paula e ao abrigo de idosos Casa dos Pobres na manhã desta quarta-feira. Os alimentos, levados pelos próprios trabalhadores e trabalhadoras rurais dos assentamentos da região, vão garantir alimentos saudáveis nas mesas das instituições por um bom período. “Hoje foi mais uma ação do Movimento que desperta a urgência da Reforma Agrária no país. O que é produzido no campo, vem para a cidade”, ressalta José Carlos Silva, da coordenação estadual do MST.

 


Já em Arapiraca (a 128 km da Capital), uma doação de sangue coletiva marcou a ação do dia. Trabalhadores e trabalhadoras do campo realizaram uma coleta de sangue em mutirão no prédio do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). Em União e em Arapiraca, após a doação de sangue e alimentos, realizou-se uma atividade de agitação e propaganda junto à população da cidade para dialogar sobre o dia do trabalhador rural e das ações que estavam sendo realizadas pelo Estado.

 


O dia do trabalhador rural segue como um momento de prestação de contas do Movimento com a sociedade. Momento em que não apenas se reafirma, mas, se mostra na prática que a Reforma Agrária dá certo e que é o caminho para a transformação da vida de famílias do campo em todo o Brasil e é a real alternativa para a produção de alimentos saudáveis para o consumo no campo e na cidade.

 

 

 

Fonte: MST AL

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br