Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Começa nesta quarta-feira, dia 12, e vai até a próximo sábado, 14, mais uma edição da Feira Camponesa itinerante, desta vez realizada no pátio da Igreja São Paulo Apóstolo, no bairro de Salvador Lyra, em Maceió/AL. Com o lema “Plantar, colher e repartir”, a feira reunirá aproximadamente 20 famílias de agricultores e agricultoras de áreas de Reforma Agrária no estado de Alagoas que comercializarão alimentos a preços justos e livre de agrotóxicos.

 

 

A tradicional Casa de farinha, tapioca, beiju, laranja, mel, macaxeira, abacaxi, banana, laranja, ovos de capoeira, feijão. Estes são alguns dos alimentos produzidos de forma agroecológica que estarão disponíveis para toda a população. De acordo com Carlos Lima, da coordenação regional da CPT, um dos objetivos da feira estabelecer o diálogo entre o campo e a cidade através da produção agroecológica produzidas pelos assentados e com isso, mostrar a viabilidade e a importância da Reforma Agrária para a população de Maceió.

 

 

A abertura da feira está marcada para as 15h, com a benção da produção camponesa, dada pelo Padre Manoel José. Na sexta-feira, dia 13, evento contará com uma programação noturna, a partir da 19h, com o forró pé de serra, com o grupo Nó cego e bingo. As atividades se encerrarão no sábado às 15h. A realização desta edição da Feira Camponesa Itinerante é fruto de uma parceira entre a Comissão Pastoral da Terra e a Paróquia São Paulo Apóstolo e conta com apoio do governo de Alagoas.

 

 

A Feira itinerante

 

A Feira Camponesa Itinerante, realizada quatro vezes ao ano, é uma iniciativa da Comissão Pastoral da Terra em Alagoas, que articula famílias acampadas e assentadas das regiões da mata e do sertão do Estado. O projeto leva em consideração a necessidade da preservação do meio ambiente, a valorização da cultura camponesa e aposta nas feiras livres como espaço de diálogo entre o campo e a cidade. É voltado para o resgate da memória histórico-cultural do nosso povo, levando alimentos sadios, produzidos nas áreas da Reforma Agrária e a boa música alagoana aos bairros de Maceió. Além disso, o projeto pretende contribuir na produção e na comercialização das famílias camponesas oferecendo uma oportunidade de gerar renda e fortalecer este novo jeito de produção: ecologicamente correta e socialmente justa.

 

 

 

Serviço:

 

O que: Feira Camponesa Itinerante

 

Quando: Dias 12, 13 e 14 de julho.

 

Onde: Pátio da Igreja São Paulo Apóstolo, no bairro de Salvador Lyra, em Maceió/AL.

 

 

 

 

 

Outras informações:

 

Comissão Pastoral da Terra – Alagoas

 

Carlos Lima

 

Fone: (82) 9662.6386

 

 

 

Fonte: Comunicação e Documentação da CPT NE II

 

 

 

 

 

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br