Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

As Pastorais Sociais cumprimentam as Mulheres do Brasil pelo seu dia e se comprometem com as lutas em defesa da Vida.

COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA O SERVIÇO DA CARIDADE, DA JUSTIÇA E DA PAZ

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

MENSAGEM ÀS MULHERES DO BRASIL “Eu quero a vida de meu povo”(Ester, 5,3)

A reunião da Comissão Episcopal Pastoral a Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, da CNBB, com presença das Pastorais Sociais e Organismos que a compõem, realiza-se na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, e este é o motivo da presente mensagem. Celebra-se a memória de todas que lutaram, e pagaram com sua vida, desde 1856, e das que lutam ainda hoje em favor dos direitos de todas as mulheres trabalhadoras. Passados mais de cento e cinqüenta anos do acontecimento em que mulheres operárias foram mortas, em Chicago, nos Estados Unidos da América do Norte, por exigirem seus direitos, vale perguntar-se: as mulheres têm, hoje, sua dignidade e seus direitos reconhecidos, respeitados e garantidos?

Nos relatos dos trabalhos das Pastorais Sociais e Organismos, apresentados na reunião da Comissão, constatou-se que muitas delas ainda são vítimas de violências, exploração, desrespeito e exclusão social. Continuam em situação de extrema vulnerabilidade: vivem nas ruas e viadutos, sem teto e comida, sem terra e emprego, sem salário e renda, sem saúde e acesso à educação. É comum, ainda, a prática de relações de trabalho assalariado com marcas de superexploração, particularmente atingindo as mulheres negras. Mais grave ainda é a situação das mulheres levadas à prostituição por causa da extrema miséria, reduzidas a objetos de prazer e de lucro de empresas de exploração sexual.

Agrava-se cada dia mais a exploração sexual e a violência doméstica, incluindo crianças e adolescentes. Reproduzem-se preconceitos e ações que visam impedir a afirmação da subjetividade e da igualdade de direitos da mulher na sociedade.

Por outro lado, as mulheres estão sendo sementes de um outro tipo de sociedade, centrada na solidariedade, e o fazem através de ricos e diversificados processos: o cuidado com a vida, a geração de economia solidária, a organização de catadoras e catadores de materiais recicláveis, o reaproveitamento de bens úteis, o cultivo da terra e produção de alimentos mais saudáveis, a disseminação de experiências vitais, de escuta, de afeto, de beleza e de bênção. Elas dão uma contribuição qualitativa e inestimável às comunidades cristãs, às pastorais e aos movimentos sociais.

Mesmo com todas estas contribuições e com suas lutas pela cidadania, contudo, as mulheres ainda são discriminadas nos espaços de decisão e poder. Por isso, sua luta continua.

Dois fatos chamaram atenção nos dias da reunião da Comissão: as organizações de mulheres articuladas na Via Campesina decidiram implementar uma semana de lutas contra o agronegócio e as transnacionais que estão invadindo o território brasileiro; catadoras e catadores implementam lutas, em Belo Horizonte, contra a terceirização do serviço da coleta seletiva, dinâmica que tende a excluí-los do protagonismo conquistado a duras penas.

As Pastorais Sociais e Organismos da Comissão apóiam estas e outras lutas celebrativas do Dia Internacional da Mulher de 2008, e desejam que sua mensagem seja compreendida e acolhida por todos os brasileiros e brasileiras, bem como pelos governantes. E o fazem como sinal de seu compromisso com a promoção dos direitos das mulheres no Brasil e no mundo, para que se apresse o necessário processo de transformação profunda da sociedade humana.

Brasília, 5 de março de 2008.

Dom Pedro Luiz Stringhini – Presidente da Comisão 8 da CNBB

Dom Guilherme Antônio werlang

Dom Mauricio Grotto de Camargo

Dom Ladislau Biemaski

Dom Demétrio Valentini

Dom José Luiz Ferreira Salles

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br