Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e o Ministério Público Federal ganharam nesta segunda-feira (12) uma sentença judicial. A sentença obriga todos os fabricantes de produtos que contenham transgênicos a utilizarem um rótulo de alerta com o símbolo “T”.

A decisão da juíza Isa Tania Cantão Barão Pessoa da Costa, do Distrito Federal (DF), determina que mesmo os produtos que contenham menos de 1% de organismos geneticamente modificados tenham que conter o alerta.

A exigência valia só para produtos que contém mais de 1% de transgênicos, fato que segundo o coordenador de ações judiciais do Instituto de Defesa do Consumido (Idec), Paulo Pacini, contraria um direito do consumidor. Paulo Pacini afirma que a população brasileira consome produtos transgênicos sem saber e que o governo mostra-se resistente em aceitar a decisão da justiça, devido a grande pressão que sofre da indústria alimentícia.

“A indústria alimentícia influencia a decisão do governo invocando o problema dos custos [de segregar e avaliar produtos com percentual inferior a 1%]. Se for necessário gastar rios de dinheiro para que o consumidor receba a informação a que ele tem direito por lei, a indústria terá de arcar com esse custo”.

A União afirmou que vai recorrer da decisão.

Fonte:Da Radioagência NP, 14/11/2007

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br