
A Comissão Pastoral da Terra – CPT NE2 sente profundo pesar pelo falecimento de Irmã Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante
(11 de novembro de 1960 – 10 de janeiro de 2026). Irmã Henriqueta, como era conhecida, foi referência na defesa dos direitos humanos no Brasil, em especial na proteção de crianças e adolescentes no Pará e em toda a região amazônica.
Seu compromisso com os “pobres e pequeninos”, como no Evangelho, levou Irmã Henriqueta a doar sua vida ao enfrentamento da violência sexual, da exploração de crianças e adolescentes e de tantas outras graves violações de direitos que atingem os empobrecidos deste país.
Ela contribuiu com a construção de redes de proteção à infância e à adolescência e lutava incansavelmente contra toda e qualquer violência contra mulheres e meninas. O arquipélago do Marajó perdeu uma mulher incansável, e nós, que fazemos parte da Rede SOLIVIDA, perdemos uma irmã acolhedora, que seguiu os passos de Jesus de Nazaré, denunciando injustiças e anunciando o sonho da construção de um mundo mais justo e igualitário.
Também inspirou o filme Manas, que retrata de forma sensível a trajetória de Irmã Henriqueta, além de ampliar o debate público sobre a violência sexual contra meninas e mulheres na Amazônia.
A sua partida nos deixa tristes, com a certeza de que o Brasil perde uma grande defensora e promotora dos direitos humanos.
Irmã Henriqueta,
Presente!
Presente!
Presente!
A CPT NE2, parte integrante da Rede SOLIVIDA, solidariza-se com familiares, amigas, amigos, comunidades, organizações e todas aquelas e aqueles que foram agraciados com a sua vida e luta.
A Missa em sua memória será celebrada nesta segunda-feira, 11, às 14h30, na Catedral Nossa Senhora da Consolação, localizada no município de Soure, no arquipélago do Marajó (PA).
A celebração será presidida por Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, Presidente Nacional da CPT e bispo da Prelazia de Soure.
Após a Missa, haverá o sepultamento, na mesma cidade.
CPT NE2
