
Agentes da Comissão Pastoral da Terra do Nordeste 2 (CPTNE2) participaram, nos dias 10 e 11 de dezembro, do Conselho Avaliativo da pastoral, realizado no Santuário das Comunidades, em Caruaru (PE). O encontro, espaço central de planejamento e organização interna da CPT, reuniu cerca de 30 agentes de equipes de base dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Texto e imagens: setor de comunicação da CPT NE2
Ao longo dos dois dias, o Conselho realizou reflexões aprofundadas sobre a conjuntura política, social e eclesial, fez memória das lutas travadas em 2025 e analisou os principais desafios enfrentados pelos povos do campo ao longo do ano. Além da avaliação, o encontro também foi marcado por momentos celebrativos inspirados na radicalidade do Evangelho, com místicas, celebração de Natal, partilha de alimentos e confraternização.
Também foi durante o Conselho Avaliativo que se realizou o momento de conclusão de mais uma turma do Curso de Formação Missionária e Militante, organizado pela CPT NE2 no Sítio Café do Vento, em Sobrado (PB). O espaço, que abrigou o Padre José Comblin em décadas passadas, é hoje o local de encontro para que jovens militantes da Reforma Agrária e agentes pastorais dos quatro estados da regional aprofundem os estudos sobre Teologia da Libertação e a luta dos povos no Brasil e na América Latina. O curso de formação Missionária e Militante aborda temas como história da Igreja na América Latina, espiritualidade libertadora, estudos bíblicos e sociais.

Neste ano em que a CPT celebrou seus 50 anos de caminhada, o Conselho Avaliativo da CPT NE2 se debruçou sobre os diversos desafios vivenciados ao longo do ano. Com energia renovada, a pastoral segue para o ano de 2026 reafirmando sua missão e presença junto aos povos do campo e seu compromisso com a construção de uma sociedade justa, rumo a uma Terra Sem Males.
