O I Encontro Nacional do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) foi realizado em Brasília, na sede da Contag, entre os dias 30 de junho e 4 de julho. Durante esses dias, professores/as, estudantes, representante de movimentos e organizações sociais do campo se reuniram para debater os desafios e perspectivas para a educação do campo e a questão agrária no Brasil. A CPT esteve presente no Encontro, que contou com oficinas, mesas de debates, místicas e outras atividades que permitiram discutir a importância da educação como ferramenta de transformação social e emancipação dos povos do campo.
Com informações e imagens de Denis Venceslau - CPT Pajeú - PE
A Declaração de Compromissos do I Encontro Nacional do Pronera foi aprovada no quarto dia do evento e destaca a importância do Pronera como uma conquista popular dos povos da Reforma Agrária, quilombolas, ribeirinhos, comunidades tradicionais e camponeses. A declaração reafirma o compromisso com a luta por uma educação transformadora, socialmente referenciada nas lutas emancipatórias das classes trabalhadoras do campo e ambientalmente comprometida com a preservação e recuperação dos ecossistemas e biomas nacionais.
O encontro foi concluído com a reafirmação da importância do Pronera como uma política pública que reconhece os movimentos sociais, sindicais e organizações populares do campo como os legítimos protagonistas da Educação do Campo. A declaração final do encontro é um compromisso dos participantes em continuar lutando pela educação como direito humano universal e essencial à emancipação dos povos do campo e da cidade, e pela preservação e recuperação dos ecossistemas e biomas nacionais. Vida longa ao Pronera!