Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Na última quinta-feira (23), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) foi homenageada II Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FicaEco). Na cerimônia, que ocorreu no Rio e Janeiro (RJ) e fez parte da programação do 12° Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), a pastoral recebeu o Prêmio Ana Primavesi. 

 

 

Elaine Ferreira de Oliveira, da CPT regional RJ, recebendo a premiação. Foto: Rafael David | Coletivo Magnífica Mundi.

Elaine Ferreira, coordenadora da CPT regional Rio de Janeiro, que representou a instituição na premiação, conta que o momento foi de visibilidade e reconhecimento das diversas ações desenvolvidas pela CPT e seu apoio nas inúmeras lutas em defesa da vida.

           

Fotos: CPT regional RJ

"A linda estatueta, que representa uma figura feminina indígena, representa também nossa incansável luta pelos povos do campo, da terra, das águas e das florestas", completa, fazendo menção ao prêmio — a estatueta Omama. Desenvolvida pelo artista plástico Felipe Corcione em parceria com a Urihi - Associação Yanomami e apoio da agência DM9, a estatueta é a materialização simbólica de Omama: espírito guerreiro, criador, protetor da Amazônia e do povo Yanomami. 

A CPT também marcou presença da Feira Nacional Saberes e Sabores da Agroecologia e Economia Solidária, que fez parte do Congresso. No espaço, contou com uma banquinha informativa, onde ficaram disponíveis materiais como edições do Jornal Pastoral da Terra, o Caderno de Conflitos 2022, o Almanaque Poronga, entre outras publicações. 

Também estiveram entre os homenageados a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e o Bispo Dom Tomás Balduíno (in memoriam).

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br