Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O Ministério Público Eleitoral da Paraíba (MPE-PB) solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a cassação do mandato do governador do Estado, Cássio Cunha Lima (PSDB), e do vice-governador, José Lacerda Neto (PFL).

Fonte: Jornal do Commercio

O MPE acusa o governador de ter praticado abuso do poder político e econômico, por causa da distribuição de 30 mil cheques de R$ 150 a R$ 200 no início da campanha eleitoral.

Os cheques foram emitidos para pessoas pobres pela Fundação de Ação Comunitária (FAC), órgão do governo estadual, e pagos com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. O governador, segundo o MPF, também é acusado de praticar condutas vedadas no artigo 73 da Lei Eleitoral.

De acordo com o MPF, o governador utilizou intensivamente o jornal "A União", pertencente ao governo, para promoção pessoal em praticamente todas as edições de 2005 e do primeiro semestre de 2006. Cunha Lima também teria usado o jornal para fazer propaganda institucional em pleno período eleitoral. As ações ajuizadas no TRE pelo MPE pedem a realização de novas eleições para os cargos de governador e vice-governador do Estado.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br