Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Comissão Pastoral da Terra – CPT, consternada, lamenta profundamente o falecimento de Carlos Walter Porto-Gonçalves, geógrafo e escritor, professor aposentado da Universidade Federal Fluminense, ocorrido ontem à noite, em Florianópolis - SC.



Entre suas múltiplas e inestimáveis contribuições, nos campos da geografia social e da ecologia, no Brasil e na América Latina, tem especial relevância sua assessoria aos povos e comunidades do campo, das águas e das florestas. O que o levou a se aproximar de nós da CPT, na documentação, análise e divulgação dos dados de conflitos no campo, que fazemos há 38 anos, e na formação de nossos/as agentes.

Mas não só, também na base, nos territórios, junto às comunidades, em pesquisa e ação pastoral, em diversas situações de organização, formação e mobilização pelos direitos à terra e pela vida digna na terra, em equilíbrio com a natureza. Foi ele que nos ensinou a interação entre o “metabolismo social da natureza e a reinvenção dos territórios”, entre tantas outras lições de profundidade e alcance em nossa vida e trabalho.

Nesta convivência de anos, Carlos Walter se revelava um ser humano grandioso, na atenção, na escuta e no carinho a todos e todas, em especial aos camponeses e camponesas. De verdade, queria e se entregava a construir novas relações humanas, sociais, políticas, ecológicas. Ansiava por um Brasil, uma América Latina e um mundo de harmonia, mas que fossem frutos da justiça, da igualdade e do respeito, conquistados “pelos de baixo”. Vai nos fazer muita falta, mas buscaremos seguir seus passos e ensinamentos!

Querido mestre Carlos Walter, tanto bem e luz nos deste! Gratidão imensa! Deus te acolha na plenitude do Bem e da Luz! É nosso desejo e oração!

Comissão Pastoral da Terra.
Goiânia, 07 de setembro de 2023.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br