Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Agentes pastorais da CPT NE2 realizaram, no dia 22 de junho, uma celebração em referência ao Dia Nacional de Formação, data que em 2023 marca o aniversário de 48 anos da CPT junto aos povos do campo, das águas e das florestas. Este ano, a celebração fez uma homenagem ao centenário de Dom Tomás Balduino, bispo emérito de Goiás e um dos fundadores da Pastoral, falecido em 2014, aos 91 anos.

Setor de comunicação da CPT NE2

A atividade envolveu agentes pastorais que participam do curso de formação realizado no Centro de Formação Missionária Padre José Comblin, no sítio Café do Vento, município de Sobrado-PB. Inspirados(as) na missão da CPT e na memória subversiva do Evangelho, os(as) agentes marcaram o momento com muita mística, reflexões e partilhas.

Na ocasião, foi realizado o estudo do texto "Dom Tomás: doutor da terra e do povo", escrito pelo agente pastoral Antônio Canuto. O testemunho de vida e a história de Dom Tomás se confundem com a história da CPT e da luta pela libertação da terra e dos povos do campo, das águas e das florestas nas últimas décadas no Brasil. Por essa razão, as reflexões sobre o exemplo de Dom Tomás foram feitas também por meio da partilha das lutas históricas e cotidianas dos povos em busca da Terra Sem Males. “Terra é mais do que terra”, afirmava o bispo dos injustiçados e injustiçadas no campo, porque terra é dignidade, justiça, igualdade, participação e solidariedade.

Dia Nacional de Formação – Realizado anualmente, o Dia Nacional de Formação ocorre em referência e em memória ao dia da criação da CPT - 22 de junho de 1975. A cada ano, um tema ligado à vida, à memória ou à luta dos povos do campo é escolhido para ser debatido pelos(as) agentes pastorais em todo o Brasil. A iniciativa é, portanto, um momento de aprofundamento da reflexão sobre a realidade desses povos e também uma celebração de suas lutas, caminhadas e resistências, as quais inspiram, ensinam e animam a CPT cotidianamente.

Confira algumas imagens: https://www.instagram.com/p/Ct_0WCyLlU0/
Créditos: Joseane Souza e Josimar Santos

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br