Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 

Cerimônia de lançamento da CF 2023 marca início da quaresma e convoca a população a refletir sobre o tema "Fraternidade e Fome"

Com informações da CNBB

O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2023 aconteceu na manhã desta quarta-feira de cinzas, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). O início da Campanha abre o período quaresmal da Igreja Católica e um dos objetivos é propor aos fieis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano, conforme pede o Papa Francisco.

Neste ano, a Campanha convoca todos a considerar a fome como referência para reflexão e propósito de conversão a partir do tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhe vós mesmo de comer!”. 

No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O país voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas, a ONU, depois de uma década.  

A emergência sobre o assunto fez com que, pela terceira vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumisse a realização de uma Campanha da Fraternidade que trouxesse luz ao tema, buscando fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro.   

A Campanha da Fraternidade  

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe à Igreja e a todos os homens e mulheres de boa vontade, pela 60ª vez, desde 1964, a Campanha da Fraternidade. No Brasil, a Campanha da Fraternidade é um modo de a igreja celebrar o tempo da Quaresma, com oração, jejum e caridade associado à reflexão e ação sobre um tema específico.  

Expressão de comunhão, conversão e partilha, a Campanha desperta o espírito cristão e comunitário na busca do bem comum; educa para a vida em fraternidade e renova a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade de irmãos. 

A Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, acontece em todas as comunidades do Brasil, no Domingo de Ramos. Em 2023, a Coleta será realizada no dia 2 de abril. Do total arrecadado, as dioceses enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB, ação responsável pelo atendimento a projetos sociais em todo território brasileiro. A outra parte, 60%, permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS). 

Texto-base 

O Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2023 propõe despertar o espírito de caridade e de compromisso que deve estar presente em todos que querem ser discípulos de Jesus. O tema “Fraternidade e fome”, juntamente com o lema “Dai-lhes vós mesmo de comer” (Mt 14,16), incentiva nossas comunidades a assumir suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo do Mestre Jesus. 

Em quatro capítulos distribuídos em 100 páginas, o leitor encontrará a oração, os objetivos geral e específicos e a letra do hino da CF 2023. A reflexão tem início, no capítulo I – Na fonte da Palavra”, com um aprofundamento baseado no texto bíblico que inspirou o lema desta campanha.

No capítulo II – “Ver a realidade da fome”, o texto aborda as causas e os números da fome no Brasil e apresenta iniciativas em curso no país para sua superação. No capítulo III – “Iluminar com a luz da Palavra”, a publicação busca os fundamentos bíblicos e do magistério da Igreja que apontam a fome como um flagelo a ser superado. O capítulo IV – “Agir para transformar a realidade da fome” aponta uma série de sugestões para combater a fome no plano pessoal, comunitário-eclesial e da ação sociopolítica.

O subsídio apresenta ainda, nas conclusões, uma série de ações que podem ser feitas nas comunidades eclesiais para melhor planejar e organizar iniciativas ligadas à CF 2023, além de sugestões de documentários, filmes, músicas e poesias sobre o tema para inspirar a ação pastoral.

Esse material é oferecido pela Edições CNBB e está disponível na versão impressa (adquira aqui) e digital (adquira aqui).   

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br