Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 

 A Via Campesina convoca neste dia 25 de novembro de 2022, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, a todos, todas e todes, a se somarem nas ações organizadas ao redor do mundo em que as mulheres camponesas organizadas exigem "a Soberania Alimentar, o direito à terra, o fim da criminalização e de todo tipo de violência nos campos e nas cidades". Confira a convocatória:

(Bagnolet, 14 de novembro de 2022) Neste 25 de novembro de 2022, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, como camponesas, organizadas na Via Campesina, exigimos a Soberania Alimentar, o direito à terra, o fim da criminalização e de todo tipo de violência nos campos e nas cidades. Ao mesmo tempo, denunciamos como em tempos de crise alimentar, política e econômica as figuras de violência contra mulheres, crianças e diversidades são alarmantes, é urgente construir sociedades livres de violências, comunidades de paz com justiça social.


Além da situação de violência estrutural vivida pelas mulheres no mundo, há o alto custo de vida, as conseqüências da COVID 19, o trabalho de cuidar de idosos e crianças devido à falta de infraestrutura estatal, falta de emprego, deslocamentos forçados e migração, guerras e desastres climáticos.


Hoje mais do que nunca devemos consolidar a Soberania Alimentar como espaços vivos nos territórios, e como uma forma concreta de enfrentar as políticas capitalistas, coloniais e patriarcais que oprimem e violam as mulheres e mercantilizam a vida. Em todo o mundo, estima-se que duas em cada três mulheres sofreram abusos durante sua vida. No campo, a violência é ainda mais aprofundada pela expansão do agronegócio, do extrativismo e da apropriação de terras, bem como pela falta de políticas de apoio ao campesinato, especialmente às mulheres. Os principais recursos econômicos são destinados a grandes investimentos agrícolas nos negócios agro-hidráulicos e de mineração. Enquanto isso, despejos violentos, feminicídios e criminalização continuam com total impunidade em cumplicidade com o Estado e o Judiciário.


Durante esses 30 anos, as propostas políticas da La Via Campesina permanecem válidas e mais atuais do que nunca, e o campesinato desempenha um papel fundamental na Soberania Alimentar, na conservação da biodiversidade, na produção de alimentos saudáveis com práticas agroecológicas, nos mercados camponeses, na economia familiar e na vida política e organizacional. Entretanto, as mulheres camponesas, indígenas, mulheres das águas e florestas, mulheres Sem Terra, pescadoras, pastoras continuam a exigir igualdade estrutural, trabalho remunerado e digno no campo, reconhecimento do trabalho de cuidado, participação política garantida, acesso à terra, direito a serviços básicos e investimento na agricultura camponesa, conforme reconhecido na Declaração sobre os Direitos dos Camponeses adotada pela ONU em 2018.

Artigo 4: Não-discriminação contra a mulher
1. Os Estados deverão tomar todas as medidas apropriadas para erradicar todas as formas de discriminação contra as mulheres rurais e outras mulheres que trabalham nas áreas rurais e promover seu empoderamento para que elas possam desfrutar plenamente, em condições de igualdade com os homens, de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais e trabalhar para o desenvolvimento econômico, social, político e cultural das áreas rurais.


Os Estados devem tomar todas as medidas apropriadas para erradicar todas as formas de discriminação contra as mulheres rurais e outras mulheres que trabalham nas áreas rurais e promover seu empoderamento para que elas possam desfrutar plenamente, em igualdade com os homens, de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais e possam trabalhar, participar e se beneficiar do desenvolvimento econômico, social, político e cultural das áreas rurais em plena liberdade.

Libertemos nossos territórios do agronegócio e do feminicídio!

Não podemos permitir que o agronegócio e a praga do feminicídio avancem em nossos territórios; os feminicídios são hoje a expressão mais violenta do patriarcado sobre o corpo das mulheres, e os números estão crescendo em todo o mundo. > Nathalia Purificação: É por isso que apelamos a nossas organizações de LVC e aliadas para que se comprometam com nossa Campanha Basta de Violencia contra as Mulheres lançada em 2008, que é uma ferramenta política e pedagógica de diálogo dentro de nossas organizações, regiões e com as sociedades. Ela também nos permite articular lutas com organizações de mulheres e diversidade nas cidades para exigir direitos, justiça e o fim da impunidade.


Atualmente, as Américas é um dos continentes mais violentos para as mulheres, com a maioria desses assassinatos ocorrendo no ambiente familiar, bem como pelo crime comum e organizado. Por exemplo, no Equador, um feminicídio é registrado a cada 31 horas. Enquanto no Brasil um feminicídio a cada 7 horas e um estupro a cada dez minutos.


Na Europa, o aumento da extrema direita está causando um aumento nos casos de feminicídio. Na Itália, que aumentou 15%; na França, o feminicídio é registrado a cada 48 horas, e na Espanha, 76 feminicídios e outros assassinatos de mulheres foram registrados até agora em 2022.


A violência contra mulheres e crianças também é alta na África, particularmente em zonas de conflito, como a República Democrática do Congo. Na África do Sul, de abril a junho de 2022, foram relatados mais de 9500 casos de estupro, quase 4000 desses casos ocorreram dentro de casas.


Da mesma forma, no Sudeste Asiático, 33% das mulheres parceiras íntimas com idades entre 15 e 49 anos terão sofrido violência física e/ou sexual por um marido ou ex-marido ou parceiro masculino, pelo menos uma vez em sua vida.
Neste sentido, como La Via Campesina, instamos os Estados a investir em políticas públicas de prevenção e atenção à violência de gênero, exigimos mecanismos para que os órgãos de justiça sejam sensibilizados para questões de gênero, para que tenham empatia e respeito pelo tratamento dos casos, bem como condições políticas e econômicas por parte do Estado que garantam especialistas suficientes e que a dignidade dos sobreviventes seja respeitada.


As mulheres em todo o mundo precisam de garantias abrangentes em matéria de saúde pública e direitos humanos. Instrumentos como o código roxo, que visa proteger e proporcionar cuidados prioritários às mulheres vítimas de violência de gênero, provaram não funcionar; as sobreviventes são re-vitimadas através de longos e cansativos processos juridicos, e é por isso que muitas mulheres abandonam suas denúncias. Em muitos países e culturas, as meninas continuam sendo forçadas a se casar e dar à luz, enquanto milhões de mulheres morrem em abortos clandestinos, e seus direitos sexuais e reprodutivos, como o acesso a uma menstruação digna, não são garantidos.


É por isso que como Via Campesina, nos dias 25 de novembro, levantamos nossa voz pela memória, justiça e reparação para todas as mulheres que lutam, defensoras de territórios e sobreviventes da violência. Somos solidárias com as famílias e organizações, e expressamos nossa preocupação com defensores, mulheres, jovens e diversidades que sofrem assédio, violência e represálias por parte do Estado, empresas transnacionais e do judiciário por sua resistência ativa ao agronegócio.
Neste dia de ação, juntamente com mulheres organizadas e rebeldes de todo o mundo, convocaremos marchas, fóruns, ações diretas em tribunais, feiras e outros eventos denunciando a violência diária e estrutural que as mulheres e as diversidades camponesas experimentam.

Junte-se a nós!

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br