Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Vacinados e vacinadas, com testes de Covid-19 negativos, mas ainda usando máscaras, camponesas e camponesas e agentes pastorais reúnem para estudar, debater e planejar ações para o próximo período durante a 19ª Assembleia da CPT Nordeste 2. 

A 19ª Assembleia da CPT NE2 começou na tarde desta terça-feira, 9, reunindo 170 camponeses e camponesas, além de agentes pastorais e amigos/as da CPT no Santuário do Padre Ibiapina, em Solânea (PB). Inspirados na memória subversiva dos e das mártires da terra, os e as participantes deram início à Assembleia fazendo uma caminhada relembrando os lutadores e lutadoras que dedicaram suas vidas pela liberdade do povo.

Na ocasião, o Padre Hermínio celebrou a abertura da Assembleia enaltecendo a fé dos povos da Terra e a crença no Deus dos/as Pobres, no Deus plural e comunitário que caminha ao lado do povo. O Padre também fez a memória dos últimos anos, especialmente aqueles em que o mundo foi assolado pela pandemia da Covid19: fome, violência, governo de morte, mas também resistência e solidariedade entre aqueles e aquelas que foram os mais atacados durante esse período. Sobre os desafios para os próximos tempos, Padre Hermínio fala: “a nossa urgência é em avançar. A gente defende o que já temos conquistando mais. Estamos numa travessia perigosa e a saída está do outro lado. Não podemos parar nem voltar atrás. Temos que avançar”.

Após a abertura, os/as participantes deram início ao debate sobre a conjuntura brasileira, facilitada pelo coordenador nacional da CPT, Carlos Lima, e que deverá se estender até às 18h. 

Homenagem  - A abertura da atividade fez homenagem especialmente ao Padre Tiago Thorlby, agente pastoral histórico da CPT que fez sua passagem no mês de abril. De origem escocesa, padre Tiago chegou ao Recife (PE) em 1985, após trajetória pastoral de quase 20 anos em São Paulo (SP) e na região amazônica. Tiago Trovão, assim apelidado carinhosamente pelas famílias camponesas por sua contundência e intensa capacidade de ação junto às comunidades, participou de históricas lutas pela terra nos estados que compõem a Regional Nordeste 2 da CPT, do Litoral ao Sertão, incluindo uma das primeira ocupações sem-terra do país, em 1986, no Engenho Pitanga (PE). Aos 79 anos, Tiago Trovão nos deixou seu exemplo de incansável amor e disposição na luta pela Casa Comum e na crença do Deus dos/as empobrecidos e empobrecidas. 

19ª Assembleia da CPT NE2 - Em uma nítida referência ao contexto social e econômico desolador ao qual os empobrecidos e empobrecidas do país estão submetidos, a 19ª Assembleia da CPT Nordeste 2 tem como tema “Em tempos difíceis, resistir e avançar é preciso” e como lema: “No princípio Deus criou o Céu e a Terra” (Gênesis, 1:1). No decorrer dos três dias de trabalho, os/as participantes vão debater sobre os desafios da conjuntura, da organização popular e do avançar das lutas dos povos do campo. Também estão programados, para amanhã, 10, momentos para reflexão sobre a espiritualidade e as práticas política, metodológica e ecumênica da CPT nos estados que fazem parte da Regional NE 2. Realizada a cada três anos, a Assembleia Regional possui, ainda, um caráter eletivo, pois é o momento de definições de prioridades para o próximo triênio e de eleição da nova Coordenação Regional e do novo Conselho Regional da Pastoral.

 

Imagens: Ana Flávia - Mossoró/RN

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br