Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Cerca de mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) ocuparam, por volta das 7h30 desta segunda-feira (24), o prédio do Ministério da Fazenda em João Pessoa, Capital paraibana.

O superintendente regional do Incra na Paraíba, Antônio Ribeiro (Frei Anastácio), foi convidado pelo representante do ministro da Fazenda no Estado, Mário Sérgio Araújo, para participar da reunião com as lideranças do movimento e com representantes dos órgãos que funcionam no prédio ocupado para a apresentação da pauta de reivindicações.De acordo com Dilei Aparecida Schiochet, coordenadora Estadual do MST, a principal reivindicação do movimento é uma audiência com o presidente Lula, que, segundo ela, havia sido agendada para outubro do ano passado, mas não teria acontecido. “Só deixaremos o prédio quando houver alguma sinalização da Coordenação Nacional do MST de que serão recebidos pelo presidente”, afirmou.

A mobilização está acontecendo em todo o país, com protestos em prédios de diferentes repartições públicas, como o Incra e o Banco Central.

Segundo Mário Sérgio Araújo, na Paraíba a ocupação está sendo pacífica, mas os manifestantes impediram a entrada de cerca de 600 servidores do Ministério da Fazenda, da Receita Federal, da Procuradoria da Fazenda Nacional, da Controladoria Geral da União, e da Gerência Regional de Patrimônio da União, que funcionam no mesmo prédio. “Atividades como o recadastramento de pensionistas e inativos e o atendimento aos contribuintes tiveram que ser suspensas”, explicou.

Doação de equipamentos

Uma outra reivindicação feita pelas lideranças estaduais do MST é a doação de equipamentos audiovisuais contrabandeados apreendidos pela Receita Federal, a exemplo de aparelhos de TV e de DVD, para o Programa de alfabetização “Sim, eu posso”, que o MST pretende implantar no próximo ano em acampamentos e assentamentos em todo o Brasil.

Os representantes da Receita Federal explicaram que a destinação de material apreendido é feita através da Superintendência do Órgão em Recife-PE e é restrita por lei a órgãos públicos e Organizações Não-Governamentais (ONGs).

O superintendente regional do Incra na Paraíba sugeriu, então, que a Autarquia, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), possa intermediar, caso seja possível, a doação destes equipamentos pela Receita Federal.

A reunião terminou com o compromisso de que os representantes dos órgãos prejudicados pela ocupação entrariam imediatamente em contato com a Casa Civil, em Brasília, com os Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento Agrário (MDA) e com a direção nacional do Incra cobrando que seja novamente agendada uma audiência do MST com o presidente Lula.

De acordo com o superintendente regional do Incra na PB, Antônio Ribeiro, o chefe de gabinete do Ministro do MDA, Caio Franca,

confirmou no final da manhã, por telefone, que a coordenação nacional do MST será recebida às 16h00 da próxima quarta-feira, 26, na Casa Civil, pelo ministro do MDA, Guilherme Cassel, e pelo presidente nacional do Incra, Rolf Hackbart.

Jaimaci martins

Assessoria de Comunicação Social Incra – PB

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br