Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Horas antes da votação na Câmara, ministros fizeram promessas a líderes do setor Uma das promessas é que dívida de R$ 120 bi no campo estaria rolada até fim do ano; Stephanes diz que reunião não tratou do tributo

Além de distribuir cargos para aprovar a emenda da CPMF, uma das principais ofensivas do governo anteontem, antes da votação, foi feita com a bancada ruralista, uma das mais influentes na Câmara.

Por volta das 17h, quando começava a batalha de seis horas entre governo e oposição pela aprovação da emenda que prorroga o tributo até 2011, um grupo de seis líderes ruralistas e um vice-líder do governo era recebido no gabinete do ministro Guido Mantega (Fazenda) por ele e seu colega Reinhold Stephanes (Agricultura).

Ouviram a promessa de que a dívida de R$ 120 bilhões no campo estaria rolada até o fim do ano e a garantia de que 33 mil imóveis de proprietários em débito não serão leiloados.

Participaram da conversa com os ministros os deputados Waldemir Moka (PMDB-MS), Luiz Carlos Heinze (PP-RS), Moacir Micheletto (PMDB-PR), Odacir Zonta (PP-SC), Valdir Colatto (PMDB-SC) e Marcos Montes (DEM-MG). No final do encontro de uma hora e meia, apareceu Wilson Santiago (PMDB-PB), um dos vice-líderes do governo.

De lá, os deputados partiram para a Câmara. O próprio Stephanes foi ao plenário, por volta das 22h30, quando a votação acontecia. "Faz parte da minha função ajudar a articular." Segundo a Fazenda, a reunião foi "de rotina, para tratar de questões burocráticas sobre a safra 2005-2006".

Seis dos participantes da reunião votaram "sim", como pedido pelo governo. Marcos Montes, que preside a Comissão de Agricultura da Câmara, contrariou a orientação de seu partido -pelo "não" à CPMF- e declarou-se em obstrução (não registrou voto no painel). Foi um dos 4 deputados entre os 41 do DEM presentes a não votar contra a emenda.

A bancada ruralista é um grupo difuso e suprapartidário que se junta sempre que necessário -para rolar suas dívidas ou pressionar por financiamento oficial para o plantio da safra, por exemplo. Calcula-se que cerca de 200 deputados militem nessa frente.

Segundo dois líderes da base do governo ouvidos pela Folha, os ruralistas aproveitaram a votação da CPMF para emparedar o Executivo quanto a suas reivindicações. Os deputados e o ministro da Agricultura negam: dizem que a reunião não tratou de CPMF.

"Essas conversas vêm sendo feitas desde março e não ficaram condicionadas à CPMF", disse Moka. Mas ele reconhece que o momento era favorável. "Não se pode negar que o governo estava sensível." O pepista Odacir Zonta disse que o fato de a reunião ter ocorrido na hora da votação foi "apenas uma coincidência". "Há uma premência para resolver as pendências", afirmou. Ontem, as bancadas do PSOL e do DEM na Câmara protocolaram requerimentos em que cobram informações sobre as agendas de quatro ministros que teriam liderado a ofensiva do Planalto para a aprovação da CPMF : além de Stephanes e Mantega, Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) e Geddel Vieira Lima (Integração Nacional).

O DEM também iniciou ontem procedimento que pode resultar na expulsão dos três deputados da sigla que votaram a favor da CPMF: Edmar Moreira (MG), Lael Varella (MG) e Bispo Rodovalho (DF).

FÁBIO ZANINI DA SUCURSAL DE BRASÍLIA Folha de São Paulo 21.09.2007

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br