Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Numa sessão que demorou aproximadamente sete horas e meia – começou por volta das 14h30 e terminou pouco mais das 22h, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cassou, ontem, o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o seu vice, José Lacerda (DEM), sob acusação de abuso de poder político nas eleições de 2006, quando o tucano disputou a reeleição.

A decisão é imediata e, assim que for publicada no Diário Oficial do Estado, provavelmente amanhã (terça, 1), o segundo colocado nas eleições, José Maranhão (PMDB), assumirá o governo. Cássio Cunha Lima poderá recorrer ao TSE, em Brasília, mas fora do poder.

Além de perder o mandato numa votação elástica – cinco juízes eleitorais votaram pela cassação e apenas um foi contra – Cássio Cunha Lima e o vice terão que pagar multa de R$ 100 mil. O governador ficou inelegível por três anos. A inelegibilidade não atinge o vice. O processo contra os dois foi movido pelo PCB.

A sessão do TRE foi tensa. Desde cedo, o auditório do tribunal ficou lotado de eleitores que se manifestavam a todo instante. O presidente do TRE, desembargador Jorge Ribeiro Nóbrega, pediu diversas vezes para a polícia conter o público.

À noite, depois da sentença, os partidários de José Maranhão comemoraram realizando uma carreata pelas principais ruas de João Pessoa.

Cunha Lima é acusado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de distribuir cerca de 35 mil cheques à população no ano eleitoral, sem lei que regulasse o programa de assistência social.

Os seis juízes analisaram o parecer do MPE favorável à ação de investigação elaborada pelo PCB – integrante da coligação de José Maranhão, que foi para o segundo turno com Cunha Lima – em junho de 2006.

De acordo com a ação, a Fundação de Ação Comunitária (FAC), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado, distribuiu cheques a pessoas carentes durante o processo eleitoral sem respaldo legal.

Os cheques chegavam até a R$ 200. O MPE sustenta que não havia lei específica que regulasse um programa sistematizado de assistência financeira. A ação diz ainda que não havia previsão específica no Orçamento do Estado para os cheques e que a perícia judicial detectou não haver critérios objetivos para a seleção dos beneficiários. A distribuição de cheques só foi suspensa em junho, por liminar do TRE.

Para o advogado do governador, Luciano Pires, o MPE errou. Segundo Pires, há uma lei estadual que dispõe sobre a ajuda financeira a pessoas carentes anterior ao ano eleitoral de 2006 e havia orçamento previsto para os cheques da FAC.

Os advogados do governador ainda tentaram o adiamento da sessão de ontem do TRE, para a inclusão de documentos, o que não foi aceito.

Fonte: Blog do Jamildo, JC On Line

Publicado em 31/07/2007

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br