Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Fetape junto aos sindicatos de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares têm discutido sobre as melhores formas de resolver o acesso aos serviços prestados pelo INSS Digital à população rural, em tempos de pandemia. Na quinta-feira (25), a Fetape, através da vice-presidência, realizou 1ª Reunião Virtual com a Superintendência Regional do INSS e  representantes de polos sindicais do Estado.



Na pauta foram discutidos o represamento dos auxílios doenças e a conclusão das pericia médicas, as análises administrativas dos processos, os indeferimentos de benefícios em virtude de interpretação divergente da legislação previdenciária, o represamento de processos de aposentadoria por idade rural, de pensões por mortes e salários maternidade.

Para agilizar os trabalhos foi criado um canal de comunicação entre a Superintendência Regional e a Fetape. Além disso, será feito um levantamento por amostragem para identificar os processos indeferidos indevidamente pela Gerência Executiva com a finalidade de serem revisados.

“A reunião foi muito produtiva, pois conseguimos avanços significativos para melhorar nossa parceria com a Previdência, ampliando o rol de serviços na plataforma do INSS DIGITAL para os sindicatos conveniados no ACT da CONTAG. E para viabilizar a reanálise dos processos indeferidos indevidamente, os sindicatos devem identificar os casos e encaminhar a Vice-Presidência, assim avaliou o diretor Adelson Freitas.

A reunião contou com a participação do Superintende Regional do INSS, Marcos Brito, dos Gerentes Executivos: de Recife, Denise Martins, de Petrolina, Thalys Amaral, de Garanhuns, Paulo Parísio e de Caruaru, Jefferson Menezes. Pela Fetape participaram o Vice-Presidente, Adelson Freitas e as advogadas Inez Belarmino e Andréa Lucia.

Fonte: FETAPE