Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

8M -  No mês marcado pela luta das mulheres, a Fetape e os Sindicatos rurais celebram a seleção do documentário “Margaridas de Pernambuco em Marcha” e do curta-metragem “Margarida, Presente!”, em festivais audiovisuais em todo o país.


A partir deste sábado (13) até o dia 19 de março, o audiovisual “Margarida, Presente!”, será exibido na 4ª edição da Mostra Cine Diversidade – gênero e sexualidade no cinema, voltado para curta metragens independentes brasileiros. Ao todo serão exibidos mais de 55 filmes de todo o Brasil. Os três mais curtidos da mostra serão premiados por meio do voto popular. Para votar é só acompanhar a exibição pelo Youtube  da ColetivA DELAS, na sessão Reflexos do feminino, pelo link: https://bit.ly/3tf1PLo.


“Margarida, presente!” é um curta de 6 minutos que mostra a luta das margaridas de Pernambuco por políticas públicas para o campo. A personagem central é a presidenta da Fetape, Cícera Nunes, agricultora familiar, sertaneja e assentada da reforma agrária no município de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco.

Outro filme, dessa vez o documentário “Margaridas de Pernambuco em Marcha” (25 minutos) foi selecionado para participar da Edição online do Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, que acontecerá de 16 a 23 de março.

O filme conta a trajetória das trabalhadoras rurais em Pernambuco e o processo preparatório do curso de formação política da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc-PE) para a 6ª Marcha das Margaridas (2019), que reuniu mais e 100 mil mulheres, em Brasília-DF. A Marcha é a maior manifestação feminista latino-americana da atualidade.

Para falar sobre a experiência de produção do filme, a diretora e cineasta, Shaynna Pidori, participará de um bate-papo nas Redes Sociais do Santos Film Fest no dia 20 de março, às 9h50, com transmissão pela página no Facebook.com/santosfilmfest, e do canal do youtube: http://bit.ly/3evbjyb  .

 “A seleção desses audiovisuais é uma grande oportunidade de visibilizar para todo o Brasil o ativismo das mulheres pernambucanas dentro do movimento sindical rural. No pior momento da pandemia, em que o Brasil enfrenta recordes sucessivos de mortes, ver a luta dessas incansáveis ativistas é receber uma dose de esperança de que podemos ampliar os movimentos de base nesse país”, declarou a cineasta Shaynna Pidori.

A diretora de Política para Mulheres da Fetape, Adriana do Nascimento, celebra a participação nos festivais e diz que muito significativo ter essa memória da história das mulheres registrado em filme, para que outras gerações de mulheres possam conhecer e dar continuidade a essa trajetória de lutas e conquistas.

“Nunca uma ação nossa chegou ao patamar de concorrer a festivais. O fato de o documentário está concorrendo a esses festivais nacionais e internacional, é levar para o mundo inteiro a luta das mulheres agricultoras familiares de Pernambuco. Principalmente, nessa edição especial da Marcha, em 2019, na qual as mulheres foram para um debate político diante de uma conjuntura nacional totalmente desfavorável”, destacou Adriana.

Programação:

Filme “Margarida, Presente!”
4ª edição da Mostra Cine Diversidade – gênero e sexualidade no cinema
Período: 13 a 19 de março de 2021
Exibição: Youtube  da ColetivA DELAS pelo link: https://bit.ly/3tf1PLo


Edição online do Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos,
Período: 16 a 23 de março de 2021
Exibição: http://bit.ly/3evbjyb 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br