Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Festa da Macaxeira, realizada anualmente pela comunidade do Una, em Moreno (PE), ganhará um novo formato em 2021. Em razão da pandemia da Covid-19, a tradicional celebração com forró pé de serra dará lugar a ações de formação, com um ciclo de três palestras e três oficinas. A medida foi uma alternativa encontrada pelas famílias para evitar aglomerações e ao mesmo tempo manter o calendário de celebração da produção do alimento.

A primeira atividade já vai acontecer nesta quinta-feira (04), na Sede da Associação dos moradores e moradoras da comunidade. A partir das 8h, as famílias participarão da palestra “os desafios da produção da agricultura camponesa”, que contará com a facilitação de Benoni Codácio, da Comissão Pastoral da Terra. As demais palestras e oficinas serão divulgadas nas próximas semanas.

Comunidade é referência de produção de macaxeira na região: o alimento é um dos mais plantados pelas cerca de 70 famílias que vivem na comunidade. Da macaxeira, tudo é feito pelos agricultores e agricultoras do Una: beiju, farinha, tapioca, bolos, pães, cuscuz, goma, entre outras delícias. Para ampliar e fortalecer ainda mais o beneficiamento da macaxeira, uma casa de Farinha coletiva foi construída pelos moradores e moradoras, em 2018.

A comunidade decidiu organizar a Festa todos os anos para dar visibilidade à diversidade e à potência de sua produção, mas não é só isso. Esses camponeses e camponesas estão lutando pelo direito à terra em que vivem e trabalham há mais de 70 anos. Desde 2011 reivindicam ao Instituto Nacional de Colonização da Reforma Agrária (Incra) a desapropriação do imóvel. As terras são da antiga Usina Bulhões, que já tentou expulsar as famílias do local. Por isso, para os agricultores e agricultoras do Una, a festa da Macaxeira é uma forma de fortalecer a luta pelo acesso à terra, fazendo com que mais pessoas saibam da importância da comunidade, da agricultura camponesa e da Reforma Agrária. A festa da Macaxeira 2021 da comunidade do Una foi contemplada por edital com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br