Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

“Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”. Esse é o tema do Seminário da 6ª Semana Social Brasileira no NE2, que ocorrerá de forma virtual nos próximos dias 20 e 21 de novembro.

A 6ª Semana Social Brasileira (SSB) é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, com o envolvimento ativo das pastorais sociais da Igreja Católica, dos movimentos populares do campo e da cidade, de organizações da sociedade civil, de igrejas cristãs, povos indígenas e comunidades tradicionais, dentre elas a Cáritas Brasileira Regional NE2, Escola de Fé e Política Pe. Humberto Plumem, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM NE).

Nesta 6ª edição, a Semana Social Brasileira (SSB) apresenta a proposta de mobilizações com o tema central: “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”. O título é inspirado a partir dos três "Ts" que foram gestados no 1º Encontro Mundial dos Movimentos Populares com o Papa Francisco, em outubro de 2014, em Roma. Na ocasião, o Papa convocou: "digamos juntos, de coração: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho dá". Os três “Ts” também assumem o compromisso com novos valores e novas formas de convivência entre os seres humanos e todos os seres da Terra.

O tema dá destaque às reflexões sobre o acesso à terra, ao teto, ao trabalho digno e também sobre a produção de alimentos saudáveis e a conservação do meio ambiente. A iniciativa é realizada no Brasil desde 1991 e é inspirada na experiência da Igreja Católica na Europa, mais precisamente na França.

O evento acontecerá de forma online, nos próximos dias 20 e 21 de novembros ( sexta e sábado), e irá promover a mobilização a partir do tema central Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho, no período de três anos – 2020, 2021 e 2022. Ao longo desse período, outros momentos serão aguardados, como o Seminário Nacional para formação de articuladores e articuladoras e os Mutirões Regionais, ainda sem previsão de data em razão da pandemia da Covid19.

Serviço:
O que: “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho” - Seminário da 6ª Semana Social Brasileira da CNBB NE2
Quando: 20 e 21 de novembro , Sexta - das 19h às 21h , Sábado - das 14h às 17h
Onde: Plataforma Microsoft Teams
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScSEmallZlmUVK_OqdmhfdvcW8FI9t87K2InghruzGlV91c0A/viewform
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ascom Cáritas Brasileira NE2- 81 9.8143.3295 / 9.8418.5615

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br