Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

No dia de hoje, cerca de 66 famílias de trabalhadores rurais que moravam e plantavam no Engenho Cachoeira Dantas, foram despejados por decisão liminar do Juiz da Comarca de Água Preta, sem que sequer houvesse chance dos camponeses apresentarem suas defesas.

A maioria das famílias, trabalhavam e moravam no engenho, que produz cana para produção de açucar e alcool, há mais de 20 anos. Foram demitidos pelo antigo proprietário do Engenho Cachoeira Dantas e jamais tiveram seus direitos trabalhistas pagos. O imóvel foi penhorado e levado a leilão, arrematado pelo MARCELO CAVALCANTI DE AMORIM, que ajuizou Ação Reivindicatória com pedido de tutela antecipada, a qual foi concedida em 10.01.2008 e está sendo hoje cumprida.

Durante todo o dia Advogados da FETAPE e do Sindicato de Trabalhadores Rurais tentaram negociar com o Juiz e com o comprador do imóvel para que concedessem um prazo para que as famílias pudessem conseguir um outro local para se alojarem, mas nenhum deles se sensibilizou.

No início da tarde o Magistrado disse que se as famílias renunciassem ao direito de recorrer da decisão, ele concederia alguns dias para que elas retirassem. O que é um verdadeiro absurdo, pois se já não bastasse determinar o despejo das famílias sem que elas soubessem da existência de um processo, o Juiz queria que elas concordassem em não recorrer da decisão.

O Governo do Estado foi provocado a atuar, mas nada conseguiu fazer. Agora, essas famílias que há mais de 20 anos residiam no imóvel, estão desabrigadas, sem suas casas, sem suas lavouras e sem acesso à Justiça. Mais informações: Daniel Viegas: 81.86221617

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br